Na manhã desta quarta-feira, 23, foi realizado o café da manhã de lançamento oficial da 24ª Fenakiwi e do 19º Encontro das Tradições Italianas (Entrai), em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana.

A solenidade contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, deputados federais e estaduais, autoridades locais, equipes diretivas das festas, Soberana e princesas de Farroupilha, grupos folclóricos italianos do município, imprensa e convidados.

A escolha do local teve um motivo especial: lembrar o lançamento oficial do 1º Entrai e a 1ª Fenakiwi, em 1991, realizado no mesmo local, quando na época o prefeito era Clóvis Zanfeliz, idealizador e responsável por ambas as festas, ao lado da Secretária Municipal de Educação no período, Marlene Feltrin, mãe do atual Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin.

O Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, em sua fala, lembrou de projetos importantes em andamento na área da Serra Gaúcha, e desejou sorte na realização das duas grandes festas. “Desejo a todos vocês e a todos os farroupilhenses muito sucesso nestas festas. Nós queremos que a Fenakiwi possa significar sobre as nossas etnias, a força dos italianos, a pujança da nossa economia, e a retomada de um grande evento que orgulha tanto todos os gaúchos”, frisou.

O vice-prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini, lembrou da importância de retomar o protagonismo da Fenakiwi. “Estamos fazendo hoje o resgate da nossa Fenakiwi. Estarmos onde estamos hoje, no lugar onde estamos hoje, representa um resgate e um respeito a nossa história. Em algum momento tentaram tirar a nossa Fenakiwi, mas a população não aceitou e nos dizia que a Fenakiwi fazia parte da nossa história e do nosso dia a dia. E nós tivemos essa missão de retomar. E assim estamos fazendo”, disse.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, destacou que os eventos de Farroupilha e de toda região agora terão ainda mais relevância. “Essa vai ser a maior oportunidade da Serra Gaúcha, por conta da pandemia. Pessoas vieram conhecer seu próprio país e, neste sentido, a Serra Gaúcha mostrou que é um local de acolhimento, de belezas naturais, de tradições. Que Deus abençoe nossos eventos”, destacou.

As festas
A 19ª edição do Encontro das Tradições Italianas (Entrai) será realizada de 13 a 22 de maio, em Nova Milano, também aos finais de semana, resgatando e cultivando o melhor da comida e costumes ensinados pelos imigrantes italianos em Farroupilha - que é o berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A 24ª Fenakiwi ocorre de 07 a 24 de julho, aos finais de semana, no Parque Cinquentenário, com farta gastronomia, feira multissetorial, opções de negócios, compras, cultura, shows e entretenimento.

Shows anunciados
Durante o encontro de hoje, também foi feito o anúncio do show do grupo Atitude 67, que será no dia 16 de julho, na 24ª Fenakiwi. O grande show nacional, de Marcos e Belutti, agendado para 23 de julho, foi anunciado ainda no pré-lançamento das festas, em Farroupilha.

Os ingressos para ambos os shows podem ser adquiridos diretamente nas Lojas Colombo ou pelo link https://shortest.link/2UMI. Os ingressos tanto para o show de Marcos e Belutti, como para o grupo Atitude 67, custam R$ 30 inteiro e R$ 15 para meia entrada, R$ 60 para a área Vip Copo Cheio, e R$ 150 para o espaço Premium Open Bar (cerveja, chopp, refrigerante e água à vontade).

Mais informações sobre os shows podem ser obtidas pelo telefone (54) 98432-9132 (WhatsApp).

Patrocínios
A 24ª Fenakiwi tem o patrocínio de Lojas Colombo/Crediare, Oderich, Empresas Randon, Tramontina, Feltrin Sementes, Sulgás, Grupo Sazi, Freuden Bier e Silvestrin Frutas e o apoio de Hotel Di Capri e Sicredi.

Já o 19º Entrai tem o patrocínio de Lojas Colombo/Crediare, Grendene, Tramontina, Grupo Sazi, Sulgás, Oderich, Orquídea e Freuden Bier. Ambos os eventos são uma realização da Prefeitura de Farroupilha, com a produção da empresa AM9 Produções Gestão de Eventos.

Fotos: Ari Jr.

Data de publicação: 24/03/2022