Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação A Câmara de Vereadores, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Farroupilha, Coordenadoria da Mulher  e EMATER/RS-ASCAR, realizou na noite desta segunda-feira, 16, a tradicional Sessão Solene em hom...

Fotos: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

A Câmara de Vereadores, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Farroupilha, Coordenadoria da Mulher  e EMATER/RS-ASCAR, realizou na noite desta segunda-feira, 16, a tradicional Sessão Solene em homenagem a Mulher Farroupilhense.

O ato reuniu 220 pessoas e outorgou com o certificado Mulher Destaque, Marijane Damin Filippi, Thereza Verona Broch, Gema Sosnoski, Andreia Lourdes Pereira, Iolanda Carmelina Bonetto e Nádia Emer Grasselli, em virtude de seus trabalhos prestados à comunidade ao longo dos anos.

A entrega da honraria foi feita por um vereador de cada partido. Na oportunidade eles utilizaram a tribuna para lembrar a importância das mulheres desde a base familiar à influência na sociedade, além ainda de apresentar ao público um pouco da história de vida de cada uma. A cerimônia foi acompanhada pelo Prefeito Municipal Claiton Gonçalves e a primeira-dama do município Francis Somensi.

Além do Legislativo, o ato contou com uma homenagem através de um vídeo de Maria Helena Sartori, primeira dama do Estado, uma apresentação musical do quarteto Louvart da Assembleia de Deus e lembranças às personalidades das empresas Boticário e Drops de Menta.

O Dia da Mulher Farroupilhense, comemorado em 18 de março, foi instituído em 1984. Já o certificado Mulher Destaque ocorre desde 2013, quando substituiu o “Mulher Nota 10”. Entre todos os reconhecimentos, mais de 70 mulheres já receberam a outorga.

Conheça o trabalho das homenageadas:

Marijane Damin Filippi , dedicou toda sua vida à educação. Formada em letras, iniciou a carreira como professora do CNEC em 1977, quando em 1999 assumiu o cargo de vice-diretora da escola. Função que atua até hoje.

Gema Sosnoski  há 44 anos veio morar em Farroupilha. Desde 1987 realiza trabalhos voluntários na cidade. Ministra da Eucaristia, atua voluntariamente na Pastoral da Dignidade da Mulher onde é vice coordenadora. Por 18 anos trabalha em atividades sociais no Hospital Beneficente São Carlos.

Iolanda Carmelina Bonetto  com vida ativa na igreja católica foi catequista e atualmente Ministra da Eucaristia, levando a comunhão aos enfermos no Hospital e realizando liturgias em enterros.

Andreia Lourdes Pereira , exemplo de solidariedade visto no bairro 1º de Maio, sendo Missionária da Igreja Tempo de Semear, além de ser uma das realizadoras do projeto “Faça uma criança sorrir”, ação que beneficia mais de duas mil crianças com doações.

Nádia Emer Grasselli , empresária respeitada e atuante na CICS de Farroupilha há duas décadas, sendo presidente da instituição de 2008/2010. Atualmente conselheira do CRC-RS (conselho regional de contabilidade).

Thereza Verona Broch , professora, presente nas ações de bairro, fez parte da 1ª gestão da da Associação do Bairro Nova Vicenza. Foi vice diretora da Escola Carlos Fetter, atuante na área do ensino religioso.

Fonte: Câmara de Vereadores de Farroupilha

Edição: Assessoria de Imprensa e comunicação Social