Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação Escola Pública de Música participará no dia 25 de março, em Porto Alegre, do Seminário da Cultura RS, promovido pela FAMURS.

Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação

Escola Pública de Música participará no dia 25 de março, em Porto Alegre, do Seminário da Cultura RS, promovido pela FAMURS. Em 2014 a Escola foi agraciada com o prêmio FAMURS/CODIC, nas categorias Música e Especial (Melhor do Estado). O projeto, que é referência de cultura no Estado, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e oferece gratuitamente aulas de musicalização infantil, adulta e MPB/JAZZ para mais de 500 pessoas.

O Seminário da Cultura RS: Ações Culturais Premiadas em 2014 é uma realização da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, através da sua Área Técnica da Cultura, com apoio do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura RS – CODIC e visa reunir os dirigentes municipais da Cultura do Estado a fim de fortalecer a gestão pública municipal e estimular a elaboração e implementação de políticas públicas de cultua que promovam a cultura local, que valorizem a diversidade e que garantam os direitos culturais dos cidadãos, dando ênfase as ações culturais premiadas com o Prêmio Cultura FAMURS/CODIC 2014.

A Escola Pública de Música participa do seminário em dois momentos. Às 9 horas, alunos da escola farão apresentação na Abertura Artística do Seminário. Logo após, às 11 horas, o diretor Tiago Daiello será o palestrante no painel Música, explanado sobre o trabalho da escola Pública de Música em Farroupilha.

O evento contará com a presença de Prefeitos, Secretários de Educação e Cultura, lideranças e diretores de instituições culturais dos municípios com influência na definição e execução da política cultural, entre outros.

Projeto

A Escola Pública de Música é uma escola totalmente gratuita especializada no ensino/aprendizagem de música para crianças, jovens e adultos. Para isso, disponibiliza a seus alunos aulas teóricas e práticas, em espaços especialmente destinados a este fi­m, com fornecimento de instrumentos musicais para aqueles que não possuem um próprio.

Tem como principais objetivos formar e/ou aperfeiçoar, do nível básico até a profissionalização, crianças, jovens e adultos na área da música erudita e popular, conforme faixas etárias, nível de conhecimento musical e interesses de aprendizagem. Além disso, procura disseminar a música como instrumento de inclusão social e lazer.

História

A trajetória da Escola Pública de Música de Farroupilha teve início em julho de 2013. A ideia surgiu a partir do aproveitamento do projeto particular idealizado e aprovado junto ao Ministério de Cultura (Minc), mas que acabou não sendo concluído. O mesmo terminou então por ser acolhido pela Prefeitura Municipal de Farroupilha devido as crescentes reivindicações da comunidade.

Para cumprir o objetivo foi alugada uma casa de grande valor cultural para o município, pois a mesma foi residência de um famoso pároco local (Monsenhor Thiago Bombardelli) e de um dos mais prestigiados prefeitos (Avelino Maggioni), além de apresentar uma arquitetura peculiar (estilo Art Déco), para instalar a Casa de Cultura. Neste mesmo local, foi alocada a Escola Pública de Música de Farroupilha.

A casa recebeu melhorias físicas para se adequar a nova situação. Além disso, foram contratados professores e funcionários para garantir a prestação dos serviços.  Foi estruturada uma proposta pedagógica musical original, com ênfase no estudo do instrumento e na prática de música. Em 2014 a Escola foi agraciada com o prêmio FAMURS – CODIC, nas categorias Música e Especial (Melhor do Estado).

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social