Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação Professores da rede municipal de ensino passaram por uma formação na semana passada sobre avaliações externas.

Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação

Professores da rede municipal de ensino passaram por uma formação na semana passada sobre avaliações externas. Essas avaliações, aplicadas pelo MEC nas escolas públicas, são Provinha Brasil, ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e Prova Brasil.

Os professores de matemática e português dos 2º, 3º e 5º anos resolveram as provas a fim de avaliar o grau de dificuldade, promover estudos sobre as matrizes referenciais abordadas nas avaliações externas e habilitar os estudantes para responder as provas.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

AVALIAÇÕES EXTERNAS

Provinha Brasil: deve ser aplicada a todos os alunos matriculados no 2º ano ou da 2ª série do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.

ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização): avalia o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.

Prova Brasil:  trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Nos testes aplicados, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social