Foto: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação  O Hospital Beneficente São Carlos continuará sob responsabilidade do município por um prazo de mais seis meses.

Foto: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação

O Hospital Beneficente São Carlos continuará sob responsabilidade do município por um prazo de mais seis meses. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 10, durante Assembleia Geral Extraordinária entre Prefeitura, integrantes da gestão e associados da casa de saúde. Na ocasião foi aceita a necessidade da prorrogação do Decreto n.º 5.555, tendo em vista que ainda existem pontos a serem sanados, especialmente em relação à questão financeira do HBSC e que a interrupção poderia prejudicar o atendimento à população. Na oportunidade, o gestor do Hospital, Enrique Rodriguez de Almeida Roballo apresentou a prestação de contas de março a dezembro de 2014, abrindo espaço para debate e esclarecimentos.

Participaram os associados Bazílio Pasa, Sezínio Portolan, Vicente Barbizan, Romeu Rigo, CICS Farroupilha, representada pelo presidente Carlos Alberto Paesi, Associação Farroupilhense Pró- Saúde, representada pelo presidente Enio Bortolossi, FARMED, representada por Luciano Castilhos, Lions Clube Farroupilha Centro, representado pelo presidente Rubens Esmeraldo, Lions Clube Farroupilha Imigrante, representado pela presidente Elisette Tim Piano, Rotary Club Farroupilha, representado por Marciano Lazzari, Rotary Club Nova Vicenza, representado pelo presidente Luis Carlos Alberti, Loja Maçônica União e Sabedoria, representada pelo presidente Leandro Ely, Loja Maçônica Confraternidade, representada por pelo presidente Paulo Cajardo, além do prefeito Claiton Gonçalves, a Secretária Municipal de Saúde, Gloria Menegotto, o Procurador-Geral do município, Valdecir Fontanella e a diretora técnica do Hospital, Dra. Eleonora Broilo.

Em 13 de março de 2014, a Prefeitura de Farroupilha requisitou os bens e serviços do HBSC, através de decreto, que também declarou estado de calamidade pública no setor hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O objetivo foi garantir o restabelecimento adequado dos serviços hospitalares à população, após a grave crise financeira e de gestão estabelecida na casa de saúde, que colocava em risco a continuidade do atendimento.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br