Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação Através do Programa Mais Água Mais Vida, a obra realizada em parceria entre Poder Público e Comunidade de Mundo Novo foi inaugurada na noite de sexta-feira, 06, com um jantar promovido pela Associação d...

Fotos: Claudia Chiele/Assessoria de Comunicação

Através do Programa Mais Água Mais Vida, a obra realizada em parceria entre Poder Público e Comunidade de Mundo Novo foi inaugurada na noite de sexta-feira, 06, com um jantar promovido pela Associação de Água Potável da localidade. Foram dois anos de trabalho entre a primeira reunião com a comunidade até a entrega oficial do poço artesiano que viabiliza acesso a água potável para 82 famílias.

O investimento total foi de R$ 281.511,00. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, auxiliou com R$ 112.842,00 para a perfuração do poço e revestimento do mesmo, instalação do sistema de bombeamento e disponibilizou toda a estrutura de máquinas e equipamentos para instalação de aproximadamente 15 mil metros de tubulações para distribuição da água. Em contrapartida, os moradores, através da Associação Comunitária de Água Potável, financiaram R$ 168.669,00 para a aquisição da tubulação e contratação da mão de obra para instalação do reservatório e conexões hidráulicas.

A presidente da Associação de Água Potável, Terezinha Canal Althaus, agradeceu a parceria com o Poder Público. “Enfrentamos muitas dificuldades, mas agradeço a todos que se empenharam para a realização dessa obra, em especial a Prefeitura Municipal, pois sem essa parceria não seria possível levar água potável até as nossas casas”.

O Secretário de Agricultura Fernando Silvestrin ressaltou que “a administração municipal não prometeu nada, mas sim se comprometeu com a comunidade de Mundo Novo que há tanto tempo aclamava por um poço artesiano”.

Por fim, o prefeito Claiton Gonçalves ressaltou o empenho da comunidade. “Estamos entregando para a comunidade de Mundo Novo o que fizeram por merecer. Despertaram no poder público essa necessidade. Hoje estamos abastecendo 82 famílias com água de qualidade”.

Através do Programa Mais Água Mais Vida, seis comunidades já foram beneficiadas, seja com perfuração de poços artesianos ou a ampliação das redes de abastecimento, o que abrange cerca de 1.300 pessoas nas localidades de Machadinho, Mundo Novo, Jansen, 7 de Setembro, Sertorina e Caravaggio. O intuito é viabilizar o acesso a água potável em áreas rurais, melhorando a qualidade de vida e saúde da população, e contribuir para o desenvolvimento do setor primário.

As obras são executadas sob a coordenação de técnicos da Prefeitura Municipal, com apoio e auxílio das comunidades rurais beneficiadas pelo projeto, objetivando obter o melhor resultado possível. Os poços artesianos são passados para as associações de moradores das comunidades beneficiadas, as quais são responsáveis pela manutenção e administração dos mesmos.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social