O anúncio de início de obras da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal do Hospital Beneficente São Carlos foi feito na semana passada, mesmo dia que a Prefeitura de Farroupilha repassou ao hospital uma mesa cirúrgica e uma ambulância. Na ocasião foi realizada uma visita às futuras instalações da UCI Neonatal, uma antiga reivindicação da comunidade. Já estão assegurados R$ 480 mil em recursos provenientes da Consulta Popular para compra de equipamentos, mas uma série de reparos será necessária no local. Uma obra foi iniciada entre os anos de 2011 e 2012, porém, não foi concluída. E agora será necessário refazer todo o trabalho. Começando pelo telhado, que gerou uma série de infiltrações, além da troca de piso, de acabamentos, pintura, instalação de sistema de ar condicionado, de oxigênio, entre outros pontos que não estavam adequadas ao projeto. A UCI Neonatal no Hospital São Carlos trará mais tranquilidade e segurança às mães e seus bebês prematuros.

A Secretária de Saúde Maria da Gloria Menegotto assegura a conclusão da obra. “A UCI Neonatal já teve uma obra realizada, mas não foi concluída. Com isso temos que começar do zero. Sabemos que o custo não é baixo, mas vamos concluir. De passo a passo vou cumprindo tudo o que me foi determinado. Estou feliz de começar o ano assim e quero encerra com chave de ouro”.

A mesa cirúrgica ortopédica foi uma doação do município de Feliz para Farroupilha. Com isso, a secretaria de saúde a cedeu ao Hospital Beneficente São Carlos. O equipamento nunca foi utilizado naquela cidade porque o Hospital Municipal Schlatter não é de Alta Complexidade. O valor de uma mesa como esta é superior a R$ 70 mil.

O prefeito Claiton Gonçalves ressaltou a importância dessa parceria entre os municípios. “Estamos felizes com essa parceria com o município de Feliz, não pelo valor financeiro, mas pela importância desse equipamento aos pacientes. Temos muito a agradecer a Feliz. Essas ações trazem autoestima para quem aqui trabalha e para os pacientes que utilizam o hospital.”

O Secretário de Saúde de Feliz Fábio Krindges também falou dessa parceria. “A mesa ficou ociosa e vimos que poderíamos ajudar uma outra instituição de saúde, afinal sabemos das dificuldades financeiras que todos enfrentam. Para a nossa região será um grande incentivo. Com recursos bem aplicados, a saúde se desenvolve cada vez mais.”

No ato também foi entregue a ambulância adquirida com recursos do Governo Estadual de R$ 100 mil e contrapartida de R$ 30 mil do município, totalizando o valor de R$ 130 mil. Esta é a segunda ambulância adquirida somente em 2014.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social