A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima terça-feira, 13, às 15 horas, ato de entrega de mesa cirúrgica ortopédica, de ambulância e visita às futuras instalações da UCI Neonatal no Hospital Beneficente São Carlos.

A mesa cirúrgica ortopédica é uma doação do município de Feliz à Secretaria de Saúde de Farroupilha que assinará o termo de cessão de uso ao Hospital Beneficente São Carlos. O equipamento nunca foi utilizado naquela cidade porque o Hospital Municipal Schlatter não é de Alta Complexidade. Aqui será de grande utilidade, especialmente pelos altos índices de acidentes nas rodovias que passam pela cidade, que por muitas vezes acarretam em intervenções cirúrgicas de fêmur, bacia, entre outros. O valor de uma mesa como esta é de cerca de R$ 70 mil. Será a primeira mesa cirúrgica ortopédica que o Hospital disporá, sendo que já há a previsão de compra de outra. O Hospital Beneficente São Carlos tornou-se em 2013 habilitado para a média e alta complexidade em cirurgias de traumatologia e é referência para 33 municípios e mais de 450 mil habitantes.

A ambulância foi adquirida com recursos do Governo Estadual de R$ 100 mil e contrapartida de R$ 30 mil do município, totalizando o valor de R$ 130 mil. Esta é a segunda ambulância adquirida somente em 2014 e a Secretaria de Saúde já busca recursos para a aquisição de uma terceira ambulância.

E na ocasião será realizada uma visita às futuras instalações da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal. Já estão assegurados R$ 480 mil em recursos provenientes da Consulta Popular para compra de equipamentos e nesta data será anunciado o início das obras. Com o fechamento da UTI do Hospital Saúde, a UCI Neonatal do Hospital São Carlos passa a ser uma necessidade regional.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social