As prefeituras do Rio Grande do Sul enfrentam dificuldades para fechar as contas no final do ano. Uma pesquisa elaborada recentemente pela Famurs revela que quase a metade dos municípios gaúchos deixarão pendências financeiras para 2015. Mas Farroupilha encerra o ano com o orçamento de R$ 199 milhões integralmente liquidado.

Neste ano, os municípios gaúchos acumularam prejuízo devido à queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e na arrecadação do ICMS. Como isso, a maioria das prefeituras gaúchas adotaram medidas para reduzir despesas e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Farroupilha pagou o 13º dos funcionários ainda no dia 12 de dezembro, o primeiro município da serra a cumprir com essa obrigação. O salário já foi pago, assim como as férias de dezembro dos servidores. Isso tudo sem deixar pendências com fornecedores e outras dívidas, como é o caso de diversos municípios gaúchos. Essa situação em Farroupilha foi possível devido a uma adequação no fluxo de caixa entre os meses de outubro e novembro. Além disso, outras medidas foram adotadas como redução na compra de materiais de escritório, economia de combustível e energia elétrica, corte de linhas telefônicas, além do turno único na Secretaria de Obras e Trânsito. Vale ressaltar que, apesar da redução no ritmo dos trabalhos, nenhuma obra foi totalmente paralisada.

As perspectivas para os municípios gaúchos em 2015 são de ainda mais dificuldades financeiras do que em 2014. Para isso, umas das medidas adotadas em Farroupilha é a alteração da lei de ISSQN na construção civil, implementando de uma fiscalização mais ostensiva.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social