A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou na noite desta terça-feira, 09, no Salão Nobre, a audiência pública para apresentação do Plano de Transporte Coletivo Municipal. A apresentação foi feita pelo Arquiteto e Urbanista Edson Marchioro, proprietário da empresa responsável pelo desenvolvimento dos Planos Municipais de Farroupilha.

Foi apresentado um relatório técnico com um diagnóstico completo da situação na cidade, definindo as diretrizes, estratégias, linhas de ação, e estabelecendo as metas para o atendimento das necessidades de deslocamento de pessoas através do modal ônibus no território do Município.

Uma pesquisa foi efetuada entre os dias 08 e 14 de setembro de 2014. Esta foi dividida em duas partes: Origem e Destino (Identificar o perfil dos usuários do transporte coletivo, como é o uso e quais suas necessidades de deslocamento) e Embarque e Desembarque (Verificar a pontualidade dos itinerários, realizar a amostragem das quantidades de passageiros transportados e a classificação quanto ao papel tarifário dessas quantidades).

A amostragem da pesquisa atingiu um volume de questionários equivalente a 3,78% da população do Município, de 63.635 habitantes, quantificada pelo Senso de 2010 do IBGE, ou 3,53% da população estimada, de 68.030 habitantes pelo mesmo Instituto para o ano de 2014. Cerca de 90% dos usuários considerou que o serviço está bom. A amostragem da pesquisa atingiu um volume de equivalente a 67,37%, ou 950 das 1410 viagens constantes nos quadros de horários para toda semana da pesquisa. E essa pesquisa também será utilizada para dar subsídios a licitação de concessão do transporte coletivo de Farroupilha prevista para 2015.

Confira aqui o relatório completo do Plano de Transporte Coletivo Municipal.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social