Imagem: Internet Preocupado com alimentação saudável e segura, o Departamento de Vigilância Sanitária de Farroupilha preparou dicas voltadas para os cuidados que devem ser tomados com os produtos consumidos durante as festas de final de ano e verão....

Imagem: Internet

Preocupado com alimentação saudável e segura, o Departamento de Vigilância Sanitária de Farroupilha preparou dicas voltadas para os cuidados que devem ser tomados com os produtos consumidos durante as festas de final de ano e verão.

MANTENHA A LIMPEZA

– Lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e frequentemente durante todo o processo;

– Lave as mãos depois de ir ao banheiro;

– Higienize todos os equipamentos, superfícies e utensílios, como facas ou tábuas de corte;

– Proteja as áreas de preparação e os alimentos de insetos, pragas e outros animais.

Embora a maior parte dos micróbios não provoque doenças, grande parte dos mais perigosos encontra-se no solo, na água, nos animais e nas pessoas. Estes micróbios são veiculados pelas mãos, passando para roupas e utensílios, sobretudo para tábuas de corte, onde facilmente podem passar para o alimento e vir a provocar as Doenças Transmitidas por Alimento (DTA).

SEPARE ALIMENTOS CRUS DE ALIMENTOS COZIDOS:

– Separe carnes e peixes crus de outros alimentos;

– Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos;

– Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos.

Alimentos crus, especialmente carnes, peixes e seus derivados, podem conter micróbios perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos, durante sua preparação ou armazenamento.

MANTENHA OS ALIMENTOS EM TEMPERATURAS SEGURAS:

– Não deixe alimentos cozidos por mais de duas horas à temperatura ambiente;

– Refrigere rapidamente os alimentos cozidos e os perecíveis, preferencialmente abaixo de 5° C;

– Mantenha os alimentos cozidos quentes (acima de 60° C) até o momento de serem servidos;

– Não armazene alimentos durante muito tempo. O prazo máximo de consumo do alimento preparado deve ser de 5 (cinco) dias, mesmo que conservado sob refrigeração;

– Não descongele alimentos à temperatura ambiente. O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC ou em forno de microondas quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento.

Os micróbios podem multiplicar-se muito depressa se os alimentos estiverem à temperatura ambiente. Mantendo à temperatura abaixo dos 5 ºC e acima dos 60 ºC, sua multiplicação é retardada ou mesmo evitada. Alguns micróbios que podem causar DTA multiplicam-se mesmo abaixo dos 5 ºC.

Fonte:www.anvisa.gov.br

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 09/12/2014

Compartilhe!