Fotos: Secretaria Municipal de Educação A Secretaria Municipal de Educação promoveu na semana passada uma viagem de estudos a Porto Alegre, na E.E.E.F. São Caetano, que oferece educação em tempo integral para 189 alunos.

Fotos: Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na semana passada uma viagem de estudos a Porto Alegre, na E.E.E.F. São Caetano, que oferece educação em tempo integral para 189 alunos. Participaram 38 educadores de Farroupilha entre direções, professores e funcionários.

O objetivo foi conhecer como se desenvolve o Programa Mais Educação, do Governo Federal, uma estratégia para a implantação do turno integral nas escolas públicas do Brasil. A Escola São Caetano foi escolhida porque oferece turno integral há 10 anos.

A oferta de atividades em contraturno é uma demanda de muitos pais que necessitam deixar seus filhos em atividades educativas enquanto trabalham. Por outro lado, a carga horária de 4 horas diárias é pequena para o desenvolvimento do currículo escolar e a ampliação da jornada já prevista na Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) que diz: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos alunos da educação básica até 2024.

Em Farroupilha, em 2014, cinco escolas aderiram ao Mais Educação. Através desse programa, as escolas recebem recursos para aquisição de equipamentos e contratação de oficineiros. A escola pode escolher entre nove macrocampos que vão desde o apoio a atividades de cultura e arte, esportes, tecnologia, meio ambiente, cuidados com a saúde, entre outros. Os alunos, quando participantes do programa, devem comparecer, diariamente, a sete horas de trabalho na escola.

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

claudiachiele@farroupilha.rs.gov.br