Farroupilha participará do 26º Festival do Turismo de Gramado, que acontece de 06 a 09 de novembro, no Serra Park. O município terá um stand próprio, onde divulgará seus atrativos, como eventos e pontos turísticos, além de estar presente no espaço do Instituto Brasileiro do Vinho – IBRAVIN, no Salão do Enoturismo. Na sexta, 07, a cidade lançará um novo roteiro turístico “Farroupilha – Histórias e Memórias”. Será às 16 horas, na sala de coletivas do evento.

A Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares (SHBRS), disponibilizam um micro ônibus nesta sexta-feira, 07, para integrantes do trade turístico que quiserem divulgar seus empreendimentos no local. As presenças devem ser confirmadas até a próxima quarta-feira, 05, pelo telefone 54.3261.6964.

Farroupilha – Histórias e Memórias

O roteiro proporcionará ao visitante a contemplação de elementos que contam a história da colonização italiana, germânica e austríaca na região. Os atrativos vão desde os históricos até os naturais, como a reconhecida cascata do Salto Ventoso, que serviu de cenário para diversos filmes.

Também estão incluídas nos roteiros, pequenas vinícolas, agroindústrias familiares, produção orgânica, artesanato e gastronomia típica gaúcha.Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, o evento é o melhor local para este lançamento: “Pela sua importância e expressividade no segmento, lançaremos o roteiro durante o Festuris”, ressalta.

O roteiro possui forte apelo ao resgate histórico, uma vez que a localidade de Desvio Blauth despontou na década de 30 como a 1ª Estação de Veraneio do Estado do RS. Nesta época, devido às dificuldades de se chegar ao litoral, os veranistas deslocavam-se pelas estradas de ferro cuja parada para abastecimento acontecia na estação, rica em mananciais de água doce, natureza preservada e produtos coloniais.

O roteiro encontra-se em fase de finalização para lançamento ao mercado. São parceiros deste planejamento, a Associação de Turismo Serra Gaúcha – Atuaserra, o SHRBS, o COMTUR e Prefeitura Municipal.

Festuris

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival do Turismo de Gramado reúne significativa amostra do setor no sul do Brasil. Em dois dias de intensa atividade, o Festuris propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano.

O Festuris é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebendo empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 30 países. Por seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais. Vitrine privilegiada para cerca de duas mil marcas, a feira é realizada no Serra Park, um dos mais modernos centros de eventos do Brasil, localizado a apenas 1 km do centro da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa FESTURIS 2014

Edição: Renata Parisotto/Assessoria de Imprensa e Comunicação Social