Foto: Deise Chagas A programação do 4ª Congresso Latino Americano de Enoturismo encerrou na última sexta-feira, 10, e já tem sua próxima edição com lugar definido: será no Uruguai em setembro de 2015.

Foto: Deise Chagas

A programação do 4ª Congresso Latino Americano de Enoturismo encerrou na última sexta-feira, 10, e já tem sua próxima edição com lugar definido: será no Uruguai em setembro de 2015. A escolha do país ocorreu durante o Congresso, no dia de encerramento, quando o evento anunciou também outra novidade: 2015 contará com a primeira edição do Congresso Ibero-Americano de Enoturismo, que ocorrerá em julho, em Portugal e Espanha.

Foto: Deise Chagas

Isso porque o envolvimento entre os países produtores de vinho do novo e do velho mundo tem crescido muito. Prova disso foi a adesão de nove cidades e entidades latino americanas à Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), que também ocorreu durante o congresso, no dia 10. Com o objetivo de fortalecer o setor em todos os destinos onde está presente por meio de discussões, observações, promoção, comercialização, e, consequentemente da melhora na competitividade do setor, a Aenotur foi fundada em maio de 2014. Do Brasil, passam a integrar oficialmente a associação as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha, além do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). Da Argentina, a Associação das Bodegas Argentinas e do Uruguai a Associação de Turismo Enológico do Uruguay.

Foto: Neimar de Cesero/Assessoria de Comunicação

Entre 8 a 10 de outubro, cerca de 100 pessoas reuniram-se para a discussão de temas que permeiam toda a cadeia do enoturismo, desde a sua estruturação, promoção e comercialização. Nomes brasileiros, argentinos, uruguaios, portugueses e espanhóis integraram a lista de palestrantes. As visitas técnicas em roteiros enoturísticos dos cinco municípios envolvidos  – Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Flores e Cunha e Caxias do Sul – também foram outro destaque. Com mais de 15 empreendimentos visitados, entre restaurantes e vinícolas, os congressistas tiveram a oportunidade de vivenciar os reflexos da cultura do vinho na Serra Gaúcha.

Para o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo se encerra com o desejo de aplicar os aspectos e ideias levantadas. “Que em 2015, possamos nos encontrar e fazer um levantamento do que já conseguimos melhorar depois desta edição, que gerou tantas trocas de experiências.” Ele acrescenta que a edição se encerrou uma percepção muito clara. “Os investimentos e inovações em toda a cadeia que integra o setor devem ser constantes. Com melhorias e aumento na oferta de produtos é que fortaleceremos o enoturismo, tornando-o mais competitivo no mercado”, observa.

O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é uma promoção Ibravin e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é da Atuaserra, Bento Convention Bureua, Sebrae, ABE, SHRBS, hotéis Spa do Vinho e Villa Michelon.

Texto: Cristiane Moro

Data de publicação: 13/10/2014