Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação A Prefeitura de Farroupilha deu início hoje às atividades do Outubro da Saúde.

Foto: Clariana Zanatta/Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Farroupilha deu início hoje às atividades do Outubro da Saúde. Na programação, caminhadas, painéis, palestras, mostras e outras ações voltadas à prevenção de doenças e promoção do bem-estar da comunidade. O mês foi escolhido para a realização do evento, por ser o período de conscientização sobre o câncer de mama e de datas comemorativas relativas à saúde.

Durante a cerimônia de lançamento do evento, na manhã desta sexta-feira, 10, o Prefeito Claiton Gonçalves ressaltou a importância de pensar, em especial sobre o câncer de mama. “O Outubro da Saúde e o Outubro Rosa são especiais, pois são momentos de reflexão, de ter um olhar para um problema que atinge o núcleo da família, a mulher.” No mesmo sentido, a Secretária Municipal de Saúde, Glória Menegotto falou sobre a necessidade de engajamento da população. “Não vou medir esforços para que possamos diminuir o sofrimento dessas maravilhosas mulheres que estão passando por esse momento delicado. Esse é o mês da conscientização, temos que mostrar nosso engajamento agora e dar continuidade a ele todos os dias”.

A realização é das Secretarias de Saúde, de Agricultura e Coordenadoria da Mulher, com apoio da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, Liga Feminina de Combate ao Câncer, CICs, Sindilojas, Sindigêneros, Emater, Clubes de Mães, Avon, Brigada Militar, Banda Municipal, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.A programação segue até 19 de outubro.

Confira:

Dia 10.10

Dia Mundial da Saúde Mental

Local: Salão Nobre da Prefeitura

8:30 – Cerimonial de Abertura do Outubro da Saúde

9:00 – Painel: “A clínica infanto juvenil na contemporaneidade: afetos e desafetos na constituição do sujeito” com o Psicólogo Anderson Beltrame, da ONG Cataventos de Porto Alegre

13:30 – Filme: “Entre os muros da Escola”

Dia 14.10

Mostra de Arte “DELIRARTE”

Local: antigo Moinho Covolan

8:30 – Abertura do Espaço

9:00 – Mesa redonda com Prefeito, Secretária da Saúde, Gerente da Associação Pró-Saúde, Coordenadora Da Saúde Mental do Município, Enfermeira Coordenadora Do CAPS I e usuário do serviço

14:00 – Café cidadania: Preconceito

15:30 – Vivência com os usuários presentes do teatro de sombras

16:30 – Encerramento com danças circulares

Dia 17.10

19:30 – Palestra sobre a pesquisa dos efeitos dos agrotóxicos na saúde, com o Dr. Cleber Cremonese, da FIOCRUZ

Local: Centro Municipal de Eventos – Parque Cinquentenário

Dia 18.10

1ª CAMINHADA DE COMBATE AO CÂNCER

14:00 –  Saída da Prefeitura, passando pela as Ruas Coronel Pena de Morais e Barão do Rio Branco, Parque dos Pinheiros, com chegada no CEAC. No trajeto haverá entrega de folders, faixas e decoração. A orientação é que os participantes vistam camisetas rosa ou branca.

Ações da Saúde

Local: Centro de atendimento ao Cidadão – CEAC

Horário: 14:00 – 17:00h

2º Encontro dos Grupos de Reeducação Alimentar – em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

Piquenique no Parque dos Pinheiros com orientação da Nutricionista do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Agentes Comunitárias de Saúde. Após atividades educativas sobre Saúde no CEAC;

Teatro de Prevenção da Dengue;

Realização dos Testes Rápidos de HIV, Hepatite B e C (12 senhas) e orientações sobre prevenção de DST/AIDS com distribuição de preservativos;

Consulta de enfermagem com orientação ao autoexame de mamas;

Verificação da pressão arterial, distribuição de material educativo, preservativos, materiais educativos como mama amiga, próteses feminina e masculina e Flor do Sul, etc.

Orientação em Saúde bucal, com distribuição de kits de Saúde Bucal Adulto, material educativo e macro modelos de escovação;

Orientação de reeducação postural com exercícios orientados para serem realizados com objetos domiciliares, ex: cabos de vassoura, pesos de alimentos, etc;

Mostra das Estratégias de Saúde da Família com atividades desenvolvidas nos grupos de educação em Saúde pelos Agentes Comunitários de Saúde;

Oficina “Vamos Fuxicar”, com a participação das psicólogas do NASF e Agentes Comunitários de Saúde, na confecção de fuxicos e orientações de Saúde;

Confecção de Cartão SUS – documentos necessários: RG, certidão de nascimento ou carteira profissional e comprovante de endereço atualizado (máximo 3 meses);

Cadastramento do CPF no Programa Nota Solidária;

Dia 19.10

Encontro Municipal dos Clubes de Mães

09:30 –  Missa e almoço festivo na Linha 30, onde serão distribuídas fitas cor-de-rosa e uma mensagem em cada prato.

Atividades Complementares:

– SINDILOJAS: material para decoração de lojas na cor rosa

– SINDIGÊNEROS: Impressão dos boletos na cor rosa

– CICS: Vitrinismo com decoração ao tema “Outubro Rosa”

– Decoração da Igreja Matriz e do Santuário de Caravaggio na cor rosa

– Coloração do chafariz da Prefeitura na cor rosa

– Atividades durante todo o mês de outubro nas UBS com referências aos temas de Saúde:

Outubro Mês de conscientização sobre o câncer de mama
1/outDia Internacional da Pessoas da Terceira Idade
1/outDia Nacional e Internacional da Doação do Leite Humano
2/outDia Interamericano da Àgua
3/outDia Mundial do Dentista