A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária divulga o alerta da Farmacovigilância da ANVISA sobre o risco do uso inadequado de colírios contendo corticosteroides:Considerando que a Agência Nacional de Vigilância Sa...

Considerando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa tomou conhecimento de que possa estar havendo uso indiscriminado de colírios contendo corticoides, vem, por meio da Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária,  alertar a população e aos profissionais de saúde quanto ao risco do uso inadequado desses produtos.

Os colírios corticosteroides comumente registrados contêm as substâncias prednisolona, dexametasona e fluormetalona. São utilizados como antiinflamatórios e seu uso prolongado pode provocar o aumento da pressão intraocular em certos pacientes, o que pode ocasionar dano ao nervo óptico e falhas no campo visual, Assim a monitorização frequente da pressão intraocular deve acompanhar o uso desses produtos.

Esse uso prolongado de corticosteroides também pode resultar na formação de catarata, ou na ocorrência de perfurações na córnea, em alguns casos.

As bulas dos medicamentos registrados encontram-se adequadas e possuem informações sobre o risco dos eventos adversos descritos, o que auxilia no uso racional do medicamento.

Os medicamentos citados devem ser vendidos sob prescrição médica, de forma a evitar o seu uso indiscriminado e incorreto.

A Anvisa reforça, então, a necessidade do uso adequado destes produtos a partir de prescrição médica e com o apropriado acompanhamento para a  promoção do uso seguro e racional .

Os profissionais de saúde devem notificar especialmente as suspeitas de reações adversas graves[1], desses produtos e de qualquer medicamento pelo sistema NOTIVISA, disponível emhttp://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm.

Fonte: AlertaSNVS/Anvisa/GGMON nº 01, de 05 de junho de 2014

Data de publicação: 24/06/2014