Mais um encontro do Projeto Com-Vida e Agenda 21 foi realizado na última semana, no Salão Nobre da Prefeitura. Participaram dezessete escolas de Farroupilha que, na oportunidade, apresentaram o diagnóstico socioambiental das áreas onde os educandários estão localizados, com vistas à construção de ações.

O encontro reuniu alunos, professores e diretores das redes Municipal e Estadual. A assessora do projeto, Sabrina do Amaral, coordenou e interpretou os dados apresentados e orientou para as próximas etapas. Cada escola recebeu um livro do Programa Nacional de Educação Ambiental.

Em junho iniciarão as intervenções socioambientais e as práticas de transformação com a o acompanhamento individual dos membros do Programa até o mês de novembro. No dia 21 acontece o Seminário integrador de Encerramento das Atividades, com objetivo de proporcionar a qualificação e intercâmbio de ações.

As Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente são idealizadoras do Projeto. A atividade Com-Vida é constituída por um professor, um aluno e um membro da comunidade que trabalharão juntos em ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo intercâmbio entre escola e comunidade, contribuindo assim, para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável.

A primeira proposta de criar a Com-Vida vem das deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelos Ministérios do Meio Ambiente e de Educação em 2003, quando os estudantes envolvidos propuseram a criação de Conselhos Jovens de Meio Ambiente, nas Escolas do Brasil. Desde então, foi idealizado o Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”.

Já o Projeto Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficácia econômica.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br