Ações acontecem durante todo o mês

A Prefeitura de Farroupilha através do Gabinete da Primeira-Dama por meio da Coordenadoria da Mulher promovem uma programação especial durante todo o mês de agosto, referente a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e o incentivo a amamentação. Durante todo o mês, diversas atividades e ações serão realizadas em alusão ao Agosto Lilás e Dourado, visando sensibilizar e mobilizar e orientar a sociedade.

O "Agosto Lilás" é um movimento direcionado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Serão realizadas diversas ações em parceria com importantes entidades locais, visando sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação a essa questão urgente. Entre as atividades programadas, destaca-se a distribuição de materiais informativos em pontos estratégicos da cidade, além do treinamento "Me Respeita" e uma tarde de cuidado dedicada à mulher farroupilhense.

Nessas atividades, serão abordadas as várias formas de violência que as mulheres podem enfrentar, bem como as suas consequências devastadoras. Será também oferecido esclarecimento sobre como denunciar casos de violência e buscar ajuda. A intenção é fomentar uma cultura de respeito, igualdade e empatia, capacitando a sociedade para atuar como agentes de mudança e combater a violência contra as mulheres.

O "Agosto Dourado", por sua vez, tem o objetivo de incentivar a prática da amamentação, reconhecendo-a como fundamental para a saúde das crianças e das mães. A amamentação é um ato de amor que oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos bebês, fortalecendo seu sistema imunológico, prevenindo doenças e estabelecendo um vínculo especial entre mãe e filho.
Serão distribuídos materiais com orientações sobre a importância da amamentação, além de oferecer apoio e esclarecimento de dúvidas para as mães que desejam amamentar ou enfrentam desafios nesse processo.

Para a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Maria Isabel Rossetti, a campanha vem para mobilizar a comunidade sobre esses dois temas tão importantes na vida das mulheres.

“Em Farroupilha, ainda temos muitas ocorrências de violência contra a mulher, e precisamos fazer nossa parte, para acabarmos com as agressões física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O respeito e o diálogo devem ser as formas utilizadas para discutir as relações. Além de abordar a questão da amamentação que precisa ser falado e orientando as mulheres”, ressaltou.

Para a Primeira-Dama Ariane Laura dos Santos Feltrin, o mês de Agosto traz dois importantes temas que precisam ser trabalhados em prol das mulheres.

“Para o Agosto Dourado fizemos uma programação que foi planejada com muito carinho às mamães, para que elas possam ter todas informações necessárias para esse momento tão especial e delicado das suas vidas. Já para o Agosto Lilás que será abordado sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que é um tema que precisa ser reforçado incansavelmente. Pois, todas nossas ações visam mostrar às mulheres e aos homens, que somente unidos poderemos combater a violência, levando assim, mais conhecimento, segurança e dignidade às mulheres!”, ressaltou

A ação é uma parceria da Secretaria da Saúde, da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), a Polícia Civil e Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha.

Confira a programação:

01 a 07/08 – Ações nas UBS Agosto Dourado e Lilás

02/08 – Roda de conversa: Por que amamentar vale ouro?
Local: Cras I Industrial
Horário: 14h

03/08 - Roda de conversa: Por que amamentar vale ouro?
Local: Cras II Centro

03/08 – O sono e a amamentação: Tudo o que você precisa saber
Local: Posto Central
Horário: 15h