A programação cultural do último final de semana do 19º Entrai – Encontro das Tradições Italianas terá atrações para toda a família, na Praça da Imigração, em Nova Milano, distrito de Farroupilha (RS)

A programação cultural do último final de semana do 19º Entrai – Encontro das Tradições Italianas terá atrações para toda a família, na Praça da Imigração, em Nova Milano, distrito de Farroupilha (RS).  A festa inicia nesta sexta-feira (20), a partir das 14h, com a apresentação do Grupo UEBA e a peça infantil "Faísca da Água''; em seguida terá o Projeto Wedding Songs – Caroline Gobbato e Paulo Johann. À noite, às 19h, sobe ao palco o Tenor Giovanni Marquezeli entoando músicas clássicas; e o encerramento fica por conta de Uilian Michelon Quarteto.

A programação de sábado (21) inicia às 12h, com a Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha (foto); Coral Il Romano; e Tenor Alexandre Borges. O reconhecido artista Délcio Tavares traz o "Show Ítalo-Gaúcho", às 15h. Depois é a vez do Grupo Folclórico Italiano Nánni (foto), da Linha Jacinto, interior de Farroupilha. Formado em 2007 totalmente por agricultores de 15 a 77 anos, o grupo preserva a língua do talian e se apresenta com músicas, danças típicas e humor. Haverá missa, às 17h, na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano e, por fim, o Grupo Musicale Kremony.

No domingo (22), último dia da festa, promete movimentar a Serra Gaúcha com o Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha (foto). Fernando Beria, integrante do grupo organizador, diz que o evento estima reunir 400 veículos antigos das décadas de 50 a início dos anos 90, vindos de cidades vizinhas, Região Metropolitana e do Vale do Taquari. Os carros poderão ser conferidos desde a entrada de Nova Milano até todo o entorno da praça. Os expositores pagam uma taxa de R$ 40 e os primeiros 200 inscritos ganham uma camiseta.

A missa do domingo está marcada para às 8h30min, na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano. O Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó fará apresentação itinerante pela praça, mostrando para os visitantes aspectos do folclore italiano e, às 11h, o Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen fará uma apresentação. Para começar bem a tarde de domingo o Grupo Miseri Coloni encena a peça In Osteria (foto). É uma peça leve, musicada, com humor. A cena se passa num bar (osteria), onde um bêbado, freguês assíduo, passa por lá antes de ir comprar sabão, a mando da mulher. Ocorre que o vinho o seduz, e o bodegueiro não vende fiado. E de repente, entre um canto e outro dos frequentadores do bar, ele vê que o dinheiro da compra do sabão tinha terminado, para pagar o vinho. Como explicar isto para a mulher? Com um elenco de bons atores e bons cantores, o público poderá ter uma hora de bom entretenimento em Talian. Para fechar a festa, às 16h30min, o público poderá cantar e dançar ao som do show nacional com Léo Pain.

O Clube de Mães As Milanesas (foto), composto por 28 mulheres que participam do Entrai desde 1993, prepararão delícias da gastronomia típica como um prato com polenta brustolada, linguiça e fortaia, além dos pães e grostolis (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó). O público terá à disposição uma diversificada opção de alimentos e bebidas na Praça de Alimentação. Para aquecer o final de semana frio haverá, por exemplo, sopa de agnoline no pão e quentão (bebida quente feita de vinho). Quem quiser levar uma lembrança do Entrai ou fazer compras vai encontrar excelentes produtos no espaço da feira.

Programação Cultural:

SEXTA FEIRA, 20 DE MAIO
14h - Teatro com Grupo UEBA com a peça infantil "Faísca da Água''
16h30 - Projeto Wedding Songs – Caroline Gobbato e Paulo Johann
19h - Tenor Giovanni Marquezeli
20h - Uilian Michelon Quarteto

SÁBADO, 21 DE MAIO
12h - Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha
13h - Coral Il Romano
14h - Tenor Alexandre Borges
15h - Délcio Tavares "Show Ítalo-Gaúcho"
16h30 - Grupo Folclórico Italiano Nánni
17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
18h- Grupo Musicale Kremony

DOMINGO, 22 DE MAIO
*Apresentação itinerante com Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó
08h - Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha (A inscrição dá direito a uma camiseta)
08h30 - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano
11h - Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen
14h - Teatro com Grupo Miseri Coloni com a peça In Osteria
16h30 - Show Nacional com Léo Pain

A realização do 19º Entrai e da 24ª Fenakiwi é da Prefeitura Municipal de Farroupilha. A gestão/organização e produção cultural é da AM9 Produções Gestão de Eventos.

Data de publicação: 20/05/2022