Complexo ficará junto ao Centro de Saúde e ao lado do CREAS

A Prefeitura de Farroupilha através da Secretaria de Obras e Trânsito assinou na manhã desta segunda-feira, 14 de agosto, a ordem de início para a construção do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil, localizado na Rua Luís Busetti, junto ao complexo do Centro de Saúde e ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

Participaram do ato o Prefeito Fabiano Feltrin, o vice-prefeito Jonas Tomazini, secretários municipais e representantes da empresa responsável pela execução da obra.

O novo CAPS tem como propósito central oferecer suporte a crianças e adolescentes que enfrentam transtorno psíquicos. A faixa etária abrangida compreende até 17 anos para casos de sofrimento psíquico associado a transtornos mentais, e até 15 anos no caso de sofrimento decorrente do uso de substâncias psicoativas.

No que tange às áreas de especialização, o centro contará com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Psicopedagogia, Médicos e Fonoaudiologia. A diversidade de especialidades visa garantir um atendimento holístico e abrangente, endereçando não apenas os aspectos médicos, mas também os emocionais e educacionais dos pacientes.

Atualmente, o atendimento a esse grupo é provido por outros serviços sendo esses não especializados na faixa etária. No entanto, devido à limitação de espaço físico, a oferta de oficinas temática é limitada. Somente no mês de julho, foram realizados 441 atendimentos a indivíduos de 0 a 18 anos, proporcionando cuidados especializados em psicologia, neurologia, psiquiatria, fonoaudiologia e assistência social.

A obra tem um investimento de R$1.824.811,41 proveniente de recursos próprios do município.

Data de publicação: 14/08/2023

Créditos: Schaiane Sacramento