O tratamento Bobath pode ser aplicado em bebês, crianças e adolescentes com diagnóstico de disfunções neurológicas e que necessitem de reabilitação através da especialidade

Foi entregue hoje, 30, à comunidade de Farroupilha, um novo serviço para a saúde: o tratamento Bobath, uma especialidade fisioterapêutica que aborda a avaliação e tratamento das deficiências e limitações funcionais de indivíduos que apresentem disfunções neurológicas.

O tratamento Bobath pode ser aplicado em bebês, crianças e adolescentes com diagnóstico de disfunções neurológicas e que necessitem de reabilitação através da especialidade.

O objetivo do município de Farroupilha em oferecer este serviço de saúde à população é facilitar o acesso a este tratamento, identificar novos usuários que recebem atendimento de fisioterapia convencional na rede SUS e que poderiam proporcionar um maior desenvolvimento por meio deste método, bem como diminuir os custos do município com negativas judiciais solicitadas para reabilitação de pacientes através deste método específico, que gira em torno de de R$ 288 mil ao ano.

O serviço será oferecido para toda a população que careça deste atendimento. O acesso será através das Unidades de Saúde, onde os usuários deverão passar por uma consulta com o médico de referência e/ou pediatra, sendo encaminhados para uma consulta com a especialidade (Médico Neurologista Pediátrico), que indicará a reabilitação fisioterapêutica através do método Bobath.

O encaminhamento será regulado e inserido em lista de espera. Após será chamado para avaliação com o fisioterapeuta especializado e este estabelecerá o tratamento necessário ao paciente, avaliando a necessidade deste tratamento.

Data de publicação: 30/06/2022

Compartilhe!