Edição comemorativa terá cultura, shows, gastronomia, artesanato, exposição de agroindústrias, feira e encontro de carros antigos

Falta menos de um mês para o início oficial do 20º Encontro das Tradições Italianas – ENTRAI, que será realizado em dois finais de semana, nos dias 12, 13, 14 e 19, 20, 21 de maio, na Praça de Nova Milano, em Farroupilha (RS), berço da Imigração Italiana, no Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita.

As atividades relacionadas ao evento iniciaram com os Jogos Coloniais e envolvem as comunidades do interior. A primeira localidade contemplada foi a Linha Boêmios, no dia 1º de abril. Os jogos seguem neste sábado (15/04), em São José Linha República, na Comunidade de Mundo Novo (29/04) e Vila Jansen (07/05). Além das provas como chute da mastela (pipa de madeira), arremesso de ovo, corrida do copo de vinho, corrida do saco, corrida do ovo na colher, tocar bigoli (fazer massa), pregar prego, encher o garrafão de feijão, debulhar milho e corrida de carriola, haverá o 1º Torneio de Quatrilho, que será realizado no dia 13 de maio, às 14 horas, no Salão da Escola Santa Cruz. A iniciativa visa prestar homenagem e agradecimento ao radialista Ricardo Ló, falecido tragicamente no ano passado. Nascido na comunidade de Mundo Novo, interior de Farroupilha, o radialista exerceu a profissão por 48 anos e tinha uma forte ligação com o esporte amador e a cultura italiana. Foi fundador, presidente e mentor do grupo italiano Nei Tempi Del Filó e presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha, dos anos de 2019 e 2021.

Outro fato que atraiu a atenção dos moradores foi a retomada do Filó, realizado no último dia 05 de abril. A comunidade teve a oportunidade de se encontrar e celebrar as tradições italianas ao redor de uma farta mesa de comidas típicas e a animação da Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha e dos grupos folclóricos italianos Nanni e Nei Tempi Del Filó. O encontro contou com a presença de autoridades, da soberana e princesas de Farroupilha, Laura Verona Bet, Milena Broilo e Ana Paula Casa, que deram as boas-vindas ao público do ENTRAI.

 

Novidades

Nesta edição comemorativa será possível voltar a degustar os produtos coloniais que eram comercializados nas primeiras festas e agradavam o paladar dos turistas, como salames, queijos, geleias, biscoitos e vinho, agora produzidos por agroindústrias locais. A gastronomia é um diferencial do ENTRAI, por isso a Associação dos Moradores de Nova Milano ampliou a participação e desta vez além das bebidas e do quentão vai comercializar massa, agnoline, tortéi, cucas, esfregolá (tipo de biscoito). O Clube de Mães As Milanesas, que em agosto vai comemorar 30 anos, marca presença com 28 integrantes, responsáveis pelo preparo do tradicional grostoli ou cueca-virada (massa doce, frita e finalizada com açúcar e canela em pó), pães caseiros e pelo prato italiano - polenta brustolada, fortaia, linguiça e queijo. Outra opção para a família é o almoço típico que será servido no salão paroquial de Nova Milano, nos dois domingos, das 11h30min às 13h30min. O cardápio inclui sopa de agnoline, pien, carnes de gado, porco e frango, massa, maionese, salada, pão e cafezinho.  O almoço custa R$ 68. Informações e reservas de ingressos pelo telefone (54) 99927.7223.

Os imigrantes italianos tinham a religiosidade como um forte elo comunitário e a fé católica foi passada de geração para geração. Diante disso, a programação inclui missas aos sábados e domingos, na Paróquia Santa Cruz. Durante os finais de semana o público será acolhido pelo sacerdote para uma visita guiada pela igreja, construída na praça de Nova Milano, em estilo gótico e que conta em seu interior com um belo altar, imagens e pinturas que expressam as três virtudes: fé, esperança e caridade. 

Pela segunda vez a Classic Car Clube Farroupilha marcará presença, será no dia 14 de maio, a partir das 8 horas, expondo carros antigos, clássicos e neo colecionáveis da Serra Gaúcha. A taxa de inscrição dá direito a uma camiseta do encontro para as 200 primeiras inscrições. Informações pelo telefone (54) 99974.4599. Em paralelo haverá um mercado de pulgas para quem tiver interesse em vender os seus produtos. A reserva de espaço pode ser feita pelo telefone: (54) 98435.6211. Em caso de chuva, o Encontro de Carros Antigos acontecerá no próximo domingo de ENTRAI, dia 21 de maio, a partir das 8 horas, no mesmo local.

A programação cultural inclui peças de teatro, grupos folclóricos, apresentações de escolas, corais, orquestras e artistas reconhecidos no Estado como Grupo Yangos, Grupo de Dança Os Gaudérios, Banda Barbarella, Guri de Uruguaiana, The Beatles Acordeon, Grupo Partigiani, Tenor Dirceu Pastori, Grupo Ragazzi Dei Monti, Musicale Kremony, Banda Brilha Som, Vocal Allegro, entre outros.

Confira a programação completa: 

PROGRAMAÇÃO ENTRAI 2023

Sexta-feira, 12 de maio

14h - Teatro Infantil Grupo Ueba com a peça “Faísca da Água”

18h - Banda Municipal Cinquentenário de Farroupilha

19h - Abertura Oficial do 20º ENTRAI

19h30min - EMEF Santa Cruz apresenta: "Extra, Extra: vai ter Entrai!”

20h30min - Grupo Yangos

Sábado, 13 de maio

11h - Grupo Folclórico Italiano Nanni

13h - Coral Canarinhos da Serra de Vila Jansen

14h30min - Grupo de Dança Os Gaudérios

16h - Orquestra La Montanara

17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano

18h - Família Ávila

19h30min - Cavatappi - Música Italiana

Domingo, 14 de maio

8h - Encontro de Carros Antigos do Classic Car Club de Farroupilha

* Em caso de chuva, o encontro será transferido para o dia 21/05/23.

* A inscrição dá direito a uma camiseta. Informações: 54.9.9974.4599 com Adriano

10h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano

10h - Os Nêutrons

11h - Coral Il Romano

11h30min - Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano

*Informações e reservas de ingressos: 54.9.9927.7223

13h30min - Banda Barbarella

16h - Guri de Uruguaiana

18h - The Beatles no Acordeon

Sexta-feira, 19 de maio

19h - Homero Couto

20h - Grupo Partigiani

Sábado, 20 de maio

11h - Grupo Folclórico Italiano Nei Tempi Del Filó

13h - Coral São Brás

14h - Robson Gervasoni e Banda

15h30min - Teatro Adulto Radicci e Genoveva

17h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano

17h30min - Tenor Dirceu Pastori

19h - Grupo Ragazzi Dei Monti

Domingo, 21 de maio

10h - Missa na Paróquia Santa Cruz - Praça de Nova Milano

11h - Coral Infantojuvenil Canarinhos de Farroupilha

11h30min - Almoço Típico no Salão da Paróquia Santa Cruz de Nova Milano

*Informações e reservas de ingressos: 54.9.9927.7223

12h - Vocal Allegro

13h - Soprano Liziane Rufatto

14h - Musicale Kremony

16h - Banda Brilha Som

18h30min - Carol Gobbato

O 20° Encontro das Tradições Italianas, conta com projeto de Lei Estadual via Secretaria de Estado da Cultura, com a realização da Prefeitura Municipal de Farroupilha, gestão cultural da AM9 Produções e tem o patrocínio de Vinícola Casa Perini e Jota Pe Vinhos, Biamar, Grupo Sazi, Multinova, Felico Móveis, Bigfer, Tecnova e Oderich e o apoio de Sicredi, Sebrae, Fachinni Extintores e Di Capri Hotel, financiamento Pró Cultura RS.

 

Informações: @entrairs

Data de publicação: 26/04/2023

Créditos: Margô Segat

Compartilhe!