Vinícolas do município podem inscrever amostras até 9 de setembro

Iniciaram na quinta-feira, 1º de setembro, as inscrições para a edição 2022 da Seleção de Vinhos de Farroupilha, concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. Até o dia 9 de setembro, as vinícolas interessadas podem solicitar o regulamento e agendar a inscrição e coleta de amostras junto à Secretaria de Agricultura, pelo e-mail desenvolvimentorural@farroupilha.rs.gov.br e telefone 54  98404.5561, ou com a Associação de Vinícolas (Afavin) pelo e-mail contato@vinhosdefarroupilha.com.br.

A análise sensorial será nos dias 21 e 22 de setembro, no Salão da Comunidade de Santos Anjos. O evento de premiação será na sexta-feira, 4 de novembro, em jantar-baile no Salão da Comunidade de Santos Anjos.

A presidente da Afavin, Rosane Meggiolaro Cappelletti destaca a importância do concurso para as vinícolas farroupilhenses. “Com a Seleção de Vinhos, avaliamos, qualificamos e valorizamos nossos rótulos, que se aprimoram a cada ano”, enfatiza. Para o secretário de Agricultura de Farroupilha, Fernando Silvestrin, o evento é agente do desenvolvimento econômico local. “Além de valorizar os produtos locais, incentiva o vinicultor a investir ainda mais na qualidade dos seus vinhos, estimulando também o setor primário no município”, menciona.

A promoção da 17ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.  Patrocinam o evento: Agrovitti, Amazon Group e TuttoVino, Basf, BiotecSul, DHC Embalagens, Ever,  Facchin, Luvison, Malbec, MA Silva Brasil, Rossi Arquitetura Enológica, Sicredi, Tramontina, Vêneto e Provin, Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.

Data de publicação: 01/09/2022