Novo sistema facilitará a comunicação com ligações via internet

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Gestão e Governo, está trabalhando na instalação de um novo sistema de comunicação telefônica para o Centro Administrativo, e os Anexos I e II.

As linhas da Administração eram operadas por uma empresa privada, porém, após falhas na prestação do serviço e, principalmente, quando havia a necessidade de um suporte, houve uma licitação para a implantação deste novo sistema. Com isso, os números tradicionais podem apresentar uma certa instabilidade para a população.

Conforme o Secretário Rafael Gustavo Portolan Colloda, está sendo providenciado um sistema chamado VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), que é uma tecnologia que permite realizar ligações a partir de um smartphone, computador, tablet ou outro dispositivo conectado à internet. Com isso, haverá a troca nos números tradicionais.

O procedimento consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino, o que, de acordo com Colloda, será um facilitador para a comunicação.

“Grandes corporações já usam o VoIP como uma forma de não congestionar as linhas telefônicas. Este é o nosso propósito com essa instalação. Vamos facilitar o acesso, via telefone, da comunidade com o Poder Público, já que hoje em dia, praticamente todo mundo possuí um smatphone conectado com a internet. A expectativa é que as chamadas “linhas ocupadas” não existam mais, além de informatizar e modernizar todo o sistema”, disse.

Por hora, o atendimento via telefone segue ocorrendo no (54) 3268-1611, porém pode haver alguma instabilidade. Uma alternativa é o celular (54) 9.9904-6131.

Data de publicação: 16/05/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!