O objetivo é fortalecer e melhorar a lucratividade e o desenvolvimento de novos produtos

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal Agricultura em parceria com SENAR deu início ao Programa ATeG Agroindústria de Alimentos. O programa é gratuito e tem como objetivo fortalecer e melhorar a lucratividade dos produtores. O trabalho se dará a partir de visitas técnicas mensais a propriedade com duração de 4h, onde o produtor será auxiliado pela técnica de campo Graciele Daiana Funck.

A visitas são individualizadas e podem ser por um período de até 34 meses. Serão analisadas as necessidades técnicas quanto as boas práticas de fabricação, processamento de alimentos, orientações quanto a legislação, adequações sanitárias, nova rotulagem, embalagens, dentre outros. Será feito também um estudo gerencial para verificar se há lucro real e efetivo na comercialização dos produtos, e o auxílio para calcular custos de produção, preço de venda direta e para revenda dos produtos e a partir dos resultados obtidos, além, de serem traçadas metas para aumentar o lucro da agroindústria de acordo com os desejo do produtor.

Para Graciele o programa é uma ótima oportunidade para quem deseja melhorar o seu negócio e dessa forma ter um produto de maior qualidade no mercado.

“O produtor irá ganhar tempo, pois terá um técnico capacitado ao seu dispor diretamente na propriedade, que vai buscar entender as suas necessidades e trará soluções para os problemas demandados. O programa visa auxiliar as agroindústrias na melhoria da forma de trabalho e produção. Fazendo com que o produto final seja de alta qualidade e o produtor veja os resultados do seu esforço”, disse.

O ATeG SENAR é realizado desde 2020 em diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul, propiciando crescimento para as Agroindústrias de Alimentos tanto na melhora da lucratividade como na qualidade dos produtos comercializados. O programa é em parceria com o Sindicato Rural e Sindicato Rural Patronal, e está sendo composto por Agroindústrias dos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua.

Podem participar os proprietários de Agroindústrias de Alimentos legalizadas e também aqueles que tem o intuito de legalizar a sua empresa. A técnica ressaltou que no caso daqueles que não são legalizados ainda, será prestado auxílio técnico para a regularização.

Os interessados podem entrar em contato direto com Graciele pelo telefone (55) 99137-7558 ou com a Secretária Municipal da Agricultura pelo telefone (54) 3261-6931 Ramal: 122.

Data de publicação: 03/05/2023

Créditos: Schaiane Sacramento