O

O Prefeito Fabiano Feltrin e o Vice-Prefeito Jonas Tomazini receberam o presidente da Fenakiwi, Gervásio Silvestrin, acompanhado pelo espanhol Joaquin Rey, diretor da FruitGrowing Quality e o chileno Felipe Espinosa, Engenheiro Agrônomo e diretor da Viveros Biotecnia.

A reunião buscou estreitar laços entre a Administração Municipal e os produtores internacionais visando parcerias futuras e uma troca de experiências profissionais sobre técnicas de plantio, novas variedades do kiwi vermelho e amarelo, e também sobre a comercialização da fruta a nível intercontinental. Na ocasião, Silvestrin, diretor da Silvestrin Frutas, citou sobre o pioneirismo do chileno Felipe, que foi quem trouxe as primeiras mudas para Farroupilha no ano de 1989 e acompanhou todo o desenvolvimento da cidade desde o início. Também falou sobre os estudos em parceria e a grande perspectiva de futuro no cultivo do kiwi amarelo, visto que o clima da região da serra é propício para o plantio.

Joaquin Rey falou sobre o interesse em uma parceria internacional como uma via de duas mãos, visto que estamos em outro hemisfério e seria de extrema importância uma troca de exportação e importação do kiwi para que a comercialização ocorra de forma contínua durante o ano e não haja desabastecimento dos mercados internacionais. O prefeito Fabiano Feltrin citou durante a reunião: “Joaquin e Felipe, tenham nesta prefeitura uma grande parceira de vocês. Nós vamos estar sempre aqui de portas abertas para encontrar toda e qualquer situação que a gente possa auxiliar a fomentar a economia do kiwi. Somos a cidade pioneira do Brasil e queremos manter esta tradição”.

O espanhol disse que tem interesse em criar riqueza na área da produção para que os jovens possam seguir na agricultura, e acrescentou a importância de uma cultura do kiwi atualizado e com muito investimento para o século 21. O diretor da FruitGrowing Quality afirmou que é preciso fazer um trabalho similar ao da Europa, tecnológico e com muita responsabilidade ecológica para que o retorno econômico seja rápido e acrescentou: “é muito importante plantar um produto que o produtor já sabe que vende e não o inverso, plantar para depois procurar onde vender. Atualmente, estamos vendendo 400 milhões de euros em frutas e procuramos pessoas que queiram fazer uma boa produção. Estamos muito surpreendidos e contentes de estar aqui e conhecer a cidade”.

Durante a ocasião, o prefeito Feltrin, o vice Jonas e o presidente da Fenakiwi convidaram os diretores de forma oficial para que estejam presentes na abertura da 24ª Fenakiwi e 2ª Expo Farroupilha, que ocorre no dia 07 de julho de 2022. Já o diretor da empresa com sede em Madrid colocou-se à disposição para receber uma comitiva farroupilhense e apresentar as instalações da FruitGrowing Quality.

Data de publicação: 24/02/2022

Créditos: Matheus Chieli Capellari

Créditos das Fotos: Ari Jr.