Ação tem como objetivo promover a limpeza visual da cidade e trazer mais segurança à população.

A Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Obras e Trânsito em uma ação conjunta com a RGE, o Procon e empresas compartilhantes, vem realizando mutirões para a retirada de fios irregulares no centro da cidade. As próximas ações ocorrerão nos dias 16 e 30 de maio.

Na primeira, a retirada será uma sequência da ocorrida no mês de abril, estando na Rua da República, no centro, na Rua Barão do Rio Branco e na Rua Wilson Tartarotti, no bairro Primeiro de Maio.

Já a segunda etapa deste mês volta para a região central e será feita na extensão da Rua Pinheiro Machado. As duas ações começam às 7h30mim, aproximadamente, e se estendem até às 16h.

Conforme explica o Secretário de Obras e Trânsito, Argídio Schmitz, o mutirão tem como objetivo mapear os pontos críticos, e retirar os cabos e fios de internet inativos na cidade. Toda essa fiação excedente, assim que retirada é encaminhada para empresas de reciclagem devidamente registradas e credenciadas junto ao Poder Público.

O Secretário ainda destaca que os fios que estiverem numa altura abaixo do padrão estipulado e que ofereçam risco para quem trafega nas vias poderão ser retirados pela Prefeitura, após aviso prévio.

Quando a operadora não estiver presente no mutirão ou os fios não possuírem identificação, a Prefeitura encaminhará os fios para uma empresa credenciada no município a receber esse tipo de material.

Durante esse ano, já foi realizado mutirão para a retirada de fios irregulares nos seguintes locais: calçadão da Júlio, rua Marechal Deodoro da Fonseca, rua Marechal Floriano Peixoto e rua Independência, Rua Júlio de Castilhos, Rua Coronel Pena de Moraes, além de toda a extensão da Avenida das Indústrias, no bairro Industrial, no bairro Alvorada, passando pelas Ruas Manoel Pasqual, Nilo Ornaghi, Jácomo Calabria e Sérgio Luiz Cignachi entre outros.

Somente em 2023, o órgão já expediu 45 notificações, após reclamações da população. As demandas são encaminhadas para a RGE, que repassa para as empresas responsáveis pela fiação.

Este procedimento pode ser registrada no Proncon pelos munícipes através dos telefones (54) 9.9612-2481 ou (54) 3261-6949, entre 9h e 16h.

Data de publicação: 09/05/2023

Créditos das Fotos: Cristiano Lemos