Programação inclui a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Prefeitura de Farroupilha, através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ligado à Secretaria de Habitação e Assistência Social, promove, entre os dias 19 e 29 de agosto, a XV Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com uma programação variada e voltada tanto para este público como para a comunidade em geral. (confira o cronograma completo abaixo)

Já no próximo sábado, dia 19 de agosto, às 18h, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, haverá uma missa que abre de forma oficial a programação. Ainda dentro do tema, no dia 21 de agosto, segunda-feira, a partir das 14h, ocorre a 3ª Caminhada da Inclusão, passando pelo centro da cidade e aberta para toda a comunidade.

Na quarta-feira, 23 de agosto, ocorre uma capacitação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Cadastro Único, com as palestrantes Larissa Beatriz Scholz de Bortoli, Assistente Social, servidora do INSS, e Camila Bernart, coordenadora do CADÚnico de
Farroupilha, entre 8h30mim e 11h30mim, na Agência do Sicredi Agro, na Rua Thomás Édson, 332.

A programação ainda terá Oficina de Goal Ball, uma roda de conversa com arquitetos e engenheiros sobre o selo de acessibilidade e o tradicional Bingo da APAE.

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é o destaque

Integrando a programação da XV Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, ocorre, no dia 25 de agosto, uma sexta-feira, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, no auditório da Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, na Rodovia dos Romeiros, entre às 13h e às 17h.

A Conferência é um espaço destinado à análise, avaliação e deliberação da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através da participação de todos os usuários, segmentos da sociedade civil, órgãos governamentais e população em geral.

Alguns temas já vem sendo debatidos dentro das entidades representativas do município para serem levados à pauta durante a Conferência. Nela, serão elencadas as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência.

Durante o encontro, serão eleitos os delegados que representarão Farroupilha no evento estadual. As informações sobre as inscrições para quem desejar candidatar-se para ser um Delegado, podem ser obtidas através do telefone (54) 9.9917-6903.

Para quem desejar participar da Conferência, a inscrição pode ser realizada através do link: https://forms.gle/XEwTCfFTNx4Z5Yw1A

No dia, haverá transporte gratuito com o seguinte itinerário: Saída às 12h30min do Posto de Saúde do Primeiro de Maio, passando pelo Posto de Saúde do São José, Praça Matriz e CRAS 2; e outro com saída às 12h30min do Posto de Saúde do Monte Pasqual, passando pelo CRAS I, no Industrial, Posto de Saúde do América, CES Centenário, Posto de Saúde do Medianeira e Posto de Saúde do Cruzeiro.

Confira a programação da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência

13h às 13h30min – Credenciamento
13h35min – Protocolo de Abertura
13h45min – Abertura Oficial
14h – Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência
14h15min – Palestra
15h15min – Debate
15h45min – Intervalo
16h – Apresentação e Aprovação das Propostas das Pré-Conferências
16h30min – Eleição dos Delegados para a VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com
Deficiência
17h – Encerramento

Confira a programação completa da XV Semana Municipal da Pessoa com Deficiência clicando no aqrquivo abaixo.

Data de publicação: 16/08/2023

Créditos: Cristiano Lemos