Documentos devem ser entregues nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social, está realizando a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal dos moradores do município que estão registrados como unifamiliares, ou seja, pessoas que declararam morar sozinhas.

As atualizações devem ser feitas através de agendamento diretamente no CRAS I (Rua Antônio Benvenutti, 67, no bairro Industrial), e no CRAS II (Rua Coronel Pena de Moraes, 954, no Centro), de segunda a sexta-feira, entre às 9h e às 16h.

Para isso, os interessados devem apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço, além de assinar um termo de compromisso e veracidade das informações prestadas. Estes documentos serão anexados, via sistema on-line, ao cadastro do morador.

A atualização é uma solicitação do Governo Federal, uma vez que após varreduras foi verificado a existência de pessoas que se declaravam unifamiliares mas mantinham vinculo de moradia com outros membros da família. O objetivo é evitar fraudes nos pagamentos dos Programas Sociais realizados através do CadÚnico.

Dados da Secretaria de Habitação e Assistência Social de Farroupilha apontam que na cidade existem cerca de 6,1 mil famílias registradas no CadÚnico, destes, os principais benefícios recebidos são o Bolsa Família e a Tarifa Social, que garante descontos na conta de luz. Além disso, com o CadÚnico é possível solicitar a isenção em taxas de concursos públicos, por exemplo.

É importante salientar que a liberação, pagamento, bloqueio ou suspensão de pagamentos oriundos de Programas Sociais é realizando apenas pelo Governo Federal, sendo o município um intermediador dos cadastros.

Data de publicação: 15/08/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!