Somente na Campanha Me Respeita, foram 524 pessoas capacitadas

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, apresentou nesta terça-feira, 18 de julho, os números referentes aos atendimentos do órgão neste primeiro semestre de 2023. Ao todo, 2.962 pessoas foram atendidas em diversas frentes e ações realizadas pela Coordenadoria.

Nas palestras do Programa de Proteção e Promoção à Saúde Menstrual, realizadas nas escolas, foram 682 participantes, e nos encontros sobre Higiene Íntima Masculina, foram 800 alunos presentes. Já nas palestras diversas voltadas ao público feminino foram 303 participantes.

A Campanha Me Respeita, que visa capacitar pessoas para o primeiro atendimento a mulheres vítimas de violência, teve um alcance de 524 pessoas. E o Dia de Atenção e Cuidado às Mulheres contou com a participação de 148 pessoas.

Vale ressaltar que as ações desenvolvidas pela Coordenadoria da Mulher contam, em quase sua totalidade, com o envolvimento do Gabinete da Primeira-Dama, através de trabalho voluntário e captação de doações.

Sobre essa proximidade e trabalho, a Primeira-Dama, Ariane dos Santos Laura Feltrin diz que este é um trabalho contínuo.

“Estar perto da comunidade é um dever, quase uma missão. Estar perto das mulheres, principalmente das que sofrem com a violência doméstica, por exemplo, é ainda mais importante. O trabalho do nosso Gabinete, aliado ao da Coordenadoria, é algo que acontece naturalmente por dividirmos as preocupações e anseios do combate à violência, e da promoção de políticas públicas que auxiliem quem passa por essas situações. Este é um dever de toda a sociedade que estamos atentas e buscando sempre aprimorar nossas ações voltadas ao tema”, comentou.

Para a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Maria Isabel Rossetti, um número que necessita atenção é o de primeiro atendimento a novas mulheres vítimas de violência doméstica. Ao todo, foram 38 atendimentos nos primeiros seis meses do ano. Ela comentou sobre os números.

“O número de mulheres que sofrem violência doméstica sempre nos preocupa, independentemente de quantas sejam. Se tivéssemos apenas um atendimento, também nos preocuparíamos, porque cada mulher agredida sofre, e toda família é envolvida nesse processo. Termos atendido, no primeiro semestre, 38 novas mulheres vítimas de violência, preocupa-nos e faz com que ampliemos ainda mais nossas intervenções, atividades de prevenção e informação para o maior número de pessoas, inclusive para os homens. Nosso trabalho é contínuo e incansável para que possamos reduzir, ao máximo, o número de violência contra a mulher e para que possamos contribuir com a conscientização de que nenhuma mulher deve ser agredida e desrespeitada. A Coordenadoria está sempre à disposição, acolhendo e orientando para que a situação possa ser encaminhada de forma urgente e eficaz.”, disse.

Ainda dentro deste escopo, foram 419 atendimentos registrados no programa Multi, 17 atendimentos psicológicos e 23 atendimentos jurídicos.

Iniciado em junho, o Projeto Acolher – Grupo de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência, que ocorre no Posto de Saúde Central, sempre às sextas-feiras, das 13h15min às 14h15min, e são conduzidos por psicóloga do Pró-Saúde com a participação de uma representante da Coordenadoria da Mulher, já teve a participação de 38 pessoas.

Para mais informações sobre o Projeto Acolher e também para o agendamento de participação, o contato pode ser feito pessoalmente na Coordenadoria da Mulher ou através do telefone (54) 9.9710-5229.

Data de publicação: 19/07/2023

Créditos: Cristiano Lemos