Jovens nascidos em 2005 precisam estar atentos para o procedimento

A Prefeitura de Farroupilha, através da Junta Militar, informa que o prazo para o alistamento de jovens nascidos no ano de 2005 encera-se no dia 30 de junho. O alistamento é obrigatório para todos os nascidos neste ano, mesmo que ainda não tenham completado 18 anos de idade. Ele pode ser feito diretamente na Junta Militar, que fica no Anexo II da Prefeitura, entre 8h e 16h, de segunda a sexta-feira.

Para realizar o alistamento basta apresentar a Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, e-mail e um número de celular.

Vale ressaltar que o alistamento poderá ser feito a partir de 1º de julho, porém, a não realização dentro do prazo estipulado acarreta o pagamento de uma multa e encaminhamento do jovem para a Comissão de Seleção Geral do ano de 2024, permanecendo este irregular com a quitação do serviço militar.

O cidadão que não estiver regularizado com o serviço militar não poderá realizar a matrícula em universidades, emitir passaporte, candidatar-se a processos seletivos nas esferas municipal, estadual e federal, assumir cargo público, solicitar o Título Eleitoral, prestar concursos públicos, entre outras situações.

Data de publicação: 21/06/2023

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli