Animais podem trazes sérios riscos à saúde humana
De acordo com o Diretor do Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Educação Ambiental e Biólogo Nestor Zanonato Filho, em Farroupilha, a região do bairro Primeiro de Maio tem chamado a atenção devido à alta concentração destes animais, que são uma espécie exótica, com grande capacidade reprodutiva, cujo o aumento populacional pode representar risco à saúde pública, visto que tem sido apontada como um reservatório de inúmeras doenças. Entre os locais ocupados pelos animais estão equipamentos de ar-condicionado, beirados de telhados, calhas e outros.
O Biólogo Juliano Gaio, da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente do município, ainda salienta que entre as doenças transmitidas pelos animais está a criptococose, uma micose causada pelo fungo “Cryptococcus neoformans”, normalmente inalado a partir de partículas dispersadas pelo ar, oriundas das fezes secas do animal, sendo o pulmão o local primário da infecção. Entre os quadros clínicos mais comuns, incluem a infecção pulmonar, podendo apresentar evolução grave e fatal.
Dessa forma com o intuito de evitar a disseminação de tais doenças na população humana, é fundamental a realização de um controle da população de pombos domésticos.
Tal controle pode ser realizado de diversas formas (captura, esterilização, administração farmacológica), entretanto medidas menos drásticas e passíveis de apoio da comunidade, incluem: eliminar a fonte de alimentação e possíveis locais de abrigo dos indivíduos.
Nesse sentido, a prefeitura de Farroupilha solicita o apoio de toda a comunidade para não alimentar esses animais com objetivo de evitar a propagação de doenças.
Data de publicação: 07/03/2025
Créditos: Cristiano Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti