Evento ocorreu na manhã desta quinta-feira
Os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul serão marcados por uma série de eventos comemorativos para valorizar as tradições, a cultura e a história da imigração, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Itália.
O objetivo é promover ações nas regiões de origem italiana e consolidar uma agenda de festejos no Estado, cuja população com ascendência italiana ultrapassa 4 milhões de gaúchos e que tem Farroupilha reconhecida como o Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, como lembrou o Prefeito Jonas.
“Este ano será de grandes comemorações com as ações voltadas ao 150 anos da Imigração Italiana. E Farroupilha, por ser o berço desta história, tem papel fundamental nesse contexto. E já neste primeiro semestre teremos o Encontro das Tradições Italianas, o nosso querido ENTRAI, que ocorrerá nas ruas de Nova Milano, local da chegada dos primeiros imigrantes com as famílias de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico. Quero aproveitar e convidar a todos para prestigiarem essa grande festa.”, disse.
A Comissão Oficial dos Festejos, instituída por decreto pelo governador Eduardo Leite em abril de 2024, é presidida pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Guazzelli Peruchin, que coordena os trabalhos. As comemorações também reforçarão a aliança entre Brasil e Itália, nesta etapa de reconstrução do Estado, por meio do Plano Rio Grande.
Na oportunidade, também foi lançado o projeto Rota Pipa Parade 2025, criado pela plataforma de enoturismo Wine Locals, e que reúne 30 artistas que pintaram barricas de vinho em homenagem aos 150 anos da imigração italiana.
Data de publicação: 16/01/2025
Créditos: Cristiano Lemos
Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti