Diversas atividades marcam a data histórica

Uma jovem senhora com muitas histórias para contar. Assim pode ser chamada a Biblioteca Pública Olavo Bilac de Farroupilha, que comemora, nesta semana, 84 anos de fundação. Para marcar a data e celebrar o Dia Nacional do Livro, lembrado em 29 de outubro, uma série atividades literárias, que buscam vivenciar novas descobertas através da leitura, estão programadas para ocorrer a partir do dia 17, data do aniversário, até o dia 31 de outubro.

Serão disponibilizados aos leitores mais de 180 títulos novos de diversos gêneros, da literatura regional, nacional e estrangeira, de escritores LGBT e negros, leitura obrigatória do vestibular, infanto-juvenil e histórias em quadrinhos e obras sugeridas pelos leitores. Para incrementar as novidades no acervo, outros inúmeros livros infanto-juvenis de literatura brasileira foram gentilmente doados pela MGE Distribuidora de Livros. (a lista completa dos títulos pode ser acessada no documento abaixo)

Além disso, ao longo dos dias de comemoração ocorre a ação Prazer em ler, com livros não pertencentes ao acervo e que estarão disponíveis para doação, defronte à Biblioteca. Já no dia 25 de outubro, ocorre o Troque livros, leia sempre, em frente a loja Drops de Menta, que já realiza essa ação mensalmente. Os interessados podem levar um livro e trocar por outro de seu interesse.

Nos dias 29 e 30 de outubro, em alusão ao Dia Nacional do Livro, ocorre a Estação Leitura: trilhando histórias: Contação de histórias, para turmas das escolas do município. As instituições devem agendar a visita pelo WhatsApp (54) 9.9632.9829, até dia 21.

Vale lembrar que neste ano, a Biblioteca Pública celebra dez anos de informatização do acervo bibliográfico. A implantação do Catálogo Online facilita o acesso online do usuário, para consultas, reservas, renovação de materiais e sugestões de novas aquisições. O link do acervo é http://biblioteca.farroupilha.rs.gov.br

Atualmente, a Biblioteca conta com seis mil usuários inscritos. O acervo é composto por aproximadamente 25 mil exemplares, dentre eles livros de referência, áreas do conhecimento, coleções especiais, literatura brasileira, gaúcha e estrangeira e infanto-juvenil, áudio-livros e gibis.

Diariamente, são realizados mais de uma centena de atendimentos, nos setores de empréstimo, pesquisa, Estação Digital, sala de leitura e Espaço Infantil Via Láctea.

Interessados em realizar o cadastro junto à Biblioteca Pública devem comparecer ao local, na Rua Pinheiro Machado, 152A, no centro, portando documento com foto e um comprovante de residência atualizado. No local é feito um cadastro de imagem para o sistema informatizado e pede-se a doação de um livro de literatura em bom estado.

Confira a história da Biblioteca Pública Olavo Bilac

1940 – O Tenente Januário Dutra “Prefeito Municipal de Farroupilha”, criou pelo decreto nº6, em 17 de outubro a Biblioteca.

1941 – Em 19 de novembro, o Prefeito Nelson Schneider inaugura a Biblioteca instalada em um amplo salão do edifício da Prefeitura.

1960 – Pela lei nº 449/60 o prefeito João Grendene, oficializa a Biblioteca, como Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac.

1969 – Em dezembro, a Biblioteca mudou-se para a Rua da República, junto ao Salão Paroquial, ocupando o espaço do escritório da Casa Paroquial.

1981 – Com a construção do novo Centro Administrativo Municipal, a Biblioteca mudou-se para o atual prédio, onde funcionava a Prefeitura Municipal, até então.

2010 – O prédio que abriga a Biblioteca passou a ser Patrimônio Histórico do município de Farroupilha. No dia 20 de novembro, o imóvel foi tombado em ato que marcou ainda os 70 anos da Biblioteca.

2013 – A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac foi contemplada no Projeto da Secretaria de Estado da Cultura – Concurso Mais Cultura/Biblioteca Viva RS para Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais do Estado do Rio Grande do Sul.

2014 – O acervo da Biblioteca Pública foi informatizado no software PHL.

2014 – Inauguração do Espaço Infantil Via Láctea.

2015 – Implantação definitiva do sistema informatizado e disponibilização do catálogo online do acervo ao público externo.

2017 – Em 20 de novembro, a Biblioteca mudou-se para a Rua Treze de Maio.

2018 – Adesão ao programa de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas – Conecta Biblioteca, promoção da Ong Recode.

2018 – Criação do Comitê Jovem ConectandoMentes – Programa Conecta Biblioteca. https://bibliopublicaolavobilac.blogspot.com/

2019 – Em setembro, reconhecimento das Melhores Práticas do Programa Conecta Biblioteca, 4º lugar no Brasil e 1º no Rio Grande do Sul.

2020 – Início do desenvolvimento de atividades online, através das redes sociais do Comitê Jovem ConectandoMentes.

2021 – Em março, integração à Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes de Saúde (Rede BiblioSUS).

2021 – Premiação no Projeto Biblioteca Digital Tocalivros, parceria Ong Recode. A plataforma é acessível e permite a leitura de e-books e de audiolivros, de forma gratuita.

2022 – Em setembro, a Biblioteca muda-se para a Rua Pinheiro Machado.

Data de publicação: 15/10/2024

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Lucas Benvenutti