Com a aprovação, recursos devem começar a ser repassados para início das obras

A Defesa Civil Nacional iniciou a aprovação do Plano de Restabelecimento Municipal, encaminhado pela Prefeitura de Farroupilha no começo do mês para o Governo Federal. O plano prevê as obras que são necessárias no município em função das fortes chuvas de maio. Com isso, a expectativa é de que a cidade comece a receber em breve os recursos necessários para intensificar os trabalhos.

Entre os projetos que foram cadastrados e já estão aprovados estão a construção de duas pontes de pequeno porte, uma na FR-17 na Comunidade Santo Avelino – Linha Machadinho, e outra na FR-174 em Linha Caçador, totalizando R$ 507.000,00

Além da recuperação de outras três pontes que tiveram problemas com a destruição de cabeceiras, uma na Estrada Henrique Antônio Galafassi, em Capela de Todos os Santos, no acesso à Minassul, outra na FR-184, em Linha Sertorina, e outra também em Capela de Todos os Santos, mas na Estrada Luiz Victorio Galafassi – a conhecida Ponte dos Roman - totalizando mais R$ 474.172,95.

Além destes valores, já foram recebidos pela Prefeitura R$ 300.000,00, que foram investidos na aquisição de combustíveis e na compra de cestas básicas. Houve ainda o repasse de R$ 464.051,20, utilizados para Limpeza Urbana (Horas-máquinas e/ou Horas-homem).

O Poder Público ainda aguarda a aprovação dos demais projetos e os consequentes envios dos recursos. Conforme os dados, os valores, obtidos através das tabelas de referência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que são as exigidas pela Defesa Civil Nacional nestes casos, são de mais de R$ 40 milhões.

Data de publicação: 28/06/2024

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli