Expectativa é que o domingo seja o dia mais gelado até agora no ano

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, faz um alerta para os tutores de pet em virtude das previsões climáticas para os próximos dias na região que apontam uma queda brusca na temperatura.

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, no sábado, 29 de junho, a mínima deve ser de 0ºC, já no domingo, 30 de junho, a cidade deve registrar o dia mais fio do ano até o momento, com os termômetros marcando -1ºC. As temperaturas devem voltar a subir gradativamente a partir da segunda-feira, 01 de julho, com mínimas ao longo da semana entre 06ºC e 09ºC.

Assim como os seres humanos, cães e gatos podem ser sensíveis a extremos climáticos, incluindo o frio intenso. Essa sensibilidade pode variar dependendo da espécie, idade, condição de saúde e histórico médico do animal. Dessa forma, os cuidados com os pets no inverno são essenciais para protegê-los de condições climáticas adversas, prevenir problemas de saúde relacionados ao frio e garantir seu bem-estar geral.

Algumas dicas podem ajudar neste momento, como manter o pet em local protegido de das correntes de ar frio; evitar mantê-los molhados nos dias frios; estar atento às recomendações de tosa para não deixar o animal com a pelagem muito curta; uso de roupas e cuidar da hidratação.

Vale ressaltar que com as baixas temperaturas os animais podem estar mais suscetíveis a determinadas viroses, e, se estiverem em um ambiente fechado com mais animais, o desafio é ainda maior, pois podem adquirir a gripe canina, e o vírus da cinomose. Por isso, manter a vacinação em dia também é essencial.

Além dos cuidados, é muito importante a manutenção das casinhas dos pets, com a vedação de frestas que possam existir e a colocação tapetes, cobertas ou até mesmos materiais como papelão para ajudar a aquecer. Em noites frias, se possível, abrigar os animais em galpões ou garagens.

Data de publicação: 27/06/2024

Créditos: Cristiano Lemos