Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia

A Prefeitura de Farroupilha realizou na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, um levantamento do acumulado de chuvas registrados na cidade ao longo dos últimos dias junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os dados apontam que a cidade recebeu o equivalente a 43,6% do total de chuvas prevista para todo o ano em apenas 15 dias.

Segundo a meteorologista do Inmet Andréa Ramos, entre a segunda-feira, 29 de abril, e o domingo, 12 de maio, choveu 780 milímetros em Farroupilha. Já a projeção anual para a cidade é de 1.781,9 milímetros. Vale ressaltar que um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado.

Ainda de acordo com Andréa, a chuva deve parar ao longo do dia de hoje. Porém, o frio deve chegar com força na terça e quarta-feira, com mínimas na casa dos 4ºC e máxima de 12ºC nos dois dias. A chuva retorna na quinta-feira e deve ficar na cidade, pelo menos, até o sábado.

A Prefeitura, através de suas estruturas e secretarias, alerta a população para que, se puder, evitem o trânsito em estradas da região, uma vez que o solo das encostas ainda encontra-se úmido e com risco de desmoronamento. Para quem precisar, a estrutura do Albergue Municipal está funcionando, e o Parque Cinquentenário está a postos para, caso necessário, seja criado um abrigo para a comunidade.

Em caso de necessidade, a população podem entrar em contato com as forças de segurança, através dos telefones 190 da Brigada Militar, 193 do Corpo de Bombeiros ou no (54) 99999.5955 da Defesa Civil. A Ouvidoria Municipal também está à disposição através do telefone (54) 98404.5537.

Data de publicação: 13/05/2024

Créditos: Cristiano Lemos