O ato aconteceu ontem na cidade de Feliz

A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Saúde e da Associação Farroupilhense Pró-Saúde tem o prazer de informar que a Estratégia Saúde da Família (ESF) São José, foi agraciada com o Selo Prata UBS Amiga do Idoso, o ato aconteceu ontem, no município de Feliz, juntamente com outros municípios pertencentes à 5ª Coordenadoria Regional. No ano passado, a entidade recebeu o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso, o evento ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha.

O Selo UBS Amiga do Idoso compõe um processo de certificação que abrange três níveis, que correspondem aos selos bronze, prata e ouro. A cada nível, a UBS será incentivada a desenvolver um conjunto de ações em um período de seis meses, para obtenção de um selo conferido pela SES-RS e validado pela OPAS, que atesta a gradação alcançada na certificação. As UBS que aderirem ao processo de certificação serão estimuladas a aprofundar as relações entre usuários, trabalhadores e gestores, no sentido de oferecer atenção integral e equitativa para a população idosa acima de 60 anos sob sua responsabilidade.

A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) faz parte do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) e tem como objetivo proporcionar atenção integral e equitativa para a população idosa acima de 60 anos. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que aderirem ao processo de certificação serão estimuladas a aprofundar as relações entre usuários, trabalhadores e gestores.

A certificação da UBS na RBC/RS implica no compromisso de oferecer cuidados de qualidade, promovendo a saúde e prevenindo doenças entre os idosos. Isso significa que as UBS certificadas serão capacitadas para promover um envelhecimento saudável e garantir uma assistência adequada aos idosos em sua área de responsabilidade.

Além disso, as UBS certificadas são incentivadas a desenvolver políticas e ações voltadas para a promoção da autonomia, inclusão social e qualidade de vida dos idosos. Serão estimuladas práticas que valorizem o protagonismo dos idosos em seu próprio cuidado, bem como a participação da família e da comunidade no processo de envelhecimento saudável.

O certificado representa para o município um avanço no cuidado da nossa população idosa permitindo vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada.

Data de publicação: 11/07/2023

Créditos: Schaiane Sacramento