Ato ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura

O Comitê de Crise criado para o enfrentamento das fortes chuvas que atingiram Farroupilha na última semana apresentou na tarde desta quinta-feira, 08 de maio, um relatório de todas as ações realizadas ao longo dos últimos dias, além de um plano de ação visando a reconstrução da cidade.

Estiveram presentes o Prefeito Fabiano Feltrin, o Vice-Prefeito Jonas Tomazini, Secretários Municipais, representantes das Forças de Segurança como a Polícia Civil, a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, Entidades Representativas e a imprensa.

No decorrer da apresentação, foram apresentados números referentes a casas atingidas pelas águas; problemas em estradas na área rural e urbana; ações da Assistência Social no amparo a pessoas que precisaram ser retiradas de suas casas e a suspensão das aulas no interior e na cidade devido aos problemas de locomoção e visando a segurança de alunos funcionários e professores.

Também foram apresentadas as campanhas de arrecadação de doações realizadas ao longo dos últimos dias, além do apoio prestado, inclusive, a outros municípios também atingidos pelos problemas climáticos.

Em sua fala, Feltrin destacou a importância da ajuda de toda a comunidade na reconstrução do município.

“Sabemos que os estragos foram gigantescos e realizamos este mapeamento juntos aos nossos técnicos. Agora precisamos pensar nas prioridades, e são vocês, a sociedade civil organizada, em conjunto com a nossa população que irão nos ajudar apontando os maiores problemas. Nossa equipe está atenta e criando o um plano de ação para que possamos, a partir da legalidade e do diálogo, que é nossa marca, iniciar essa caminhada rumo a reconstrução de Farroupilha.”, disse.

Além disso, o Comitê apresentou um plano de trabalho que já está sendo colocado em prática com a desobstrução de estradas e liberação de vias com as equipes trabalhando em turno integral, contratação de máquinas terceirizadas para o auxílio nos serviços. Também está sendo realizado um diagnóstico e levantamento das necessidades para a reconstrução, além de medidas administrativas como a prorrogação de prazos para pagamento de impostos, de licenças ambientais e de alvarás provisório.

O Vice-Prefeito, Jonas Tomazini, destacou a importância dessas medidas.

”Teremos impacto no pós enchente na vida das pessoas e das empresas. Essas prorrogações são importantes neste momento devido aos impactos econômicos, que ainda não temos dimensionados. Por isso, mesmo sabendo que perderemos receita, e teremos aumento de despesas, entendemos que era o melhor a ser feito para que possamos auxiliar o empresariado e a comunidade neste momento.”.

Durante a apresentação, o Comitê ouviu sugestões e percepções dos presentes, que foram colocadas em ata e servirão como um norteador para as próximas ações a serem tomadas pela municipalidade.

Data de publicação: 09/05/2024

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli