Novos equipamentos criam o chamado "túnel verde". Entenda como funciona

A Prefeitura de Farroupilha, através do Departamento de Trânsito, órgão ligado à Secretaria de Obras e Trânsito, finalizou na tarde desta sexta-feira, 12 de abril, a instalação dos novos conjuntos semafóricos digitais e com contagem regressiva de tempo em cruzamentos centrais da cidade.

Os equipamentos estão em dois pontos novos: um na esquina da Rua Independência com a Rua Marechal Deodoro da Fonseca, e um no cruzamento da Rua Júlio de Castilhos com a Rua Tiradentes. Além disso, os semáforos do cruzamento da Rua Independência com a Rua Barão do Rio Branco foram substituídos por novos e mais modernos.

Vale ressaltar que a instalação dos novos equipamentos foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito e atende a uma antiga demanda da comunidade. Além disso, eles servem para dar mais fluidez ao fluxo de veículos, evitando congestionamentos e acidentes.

Isso se deve ao fato da modernização do sistema, que permite ao operador controlar remotamente o tempo necessário de abertura e fechamento do sinal. Este controle é realizado diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora o sistema de trânsito, além das 107 câmeras de monitoramento espalhadas pelo perímetro urbano, e outras oito que fazem parte do Cercamento Eletrônico, 24 horas por dia.

Por exemplo, em horários de pico, em que a Rua Independência registra um alto volume de veículos, é possível realizar o ajuste para que o sinal verde permaneça por mais tempo, criando o que se chama de mar verde ou túnel verde, gerando uma melhor mobilidade.

Este sistema já é utilizado em outros locais, como o cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Rua José Achiles Colombo, que ao final da tarde, devido as empresas na região, registra um alto fluxo de veículos.

Os equipamentos ficarão neste primeiro momento em amarelo piscante para que os condutores possam acostumar-se com os novos locais, com exceção do cruzamento da Rua Independência com a Rua Barão do Rio Branco, onde os conjuntos já estavam em funcionamento.

Data de publicação: 12/04/2024

Créditos: Cristiano Lemos