Militares precisam estar atentos aos prazos

Os reservistas que prestaram serviço militar no período de 2018 a 2022 e que se afastaram do serviço ativo entre 1º de dezembro de 2018 e 30 de novembro de 2023, fica a convocação para participar do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR/2023).

A apresentação presencial ocorrerá no 3Q Grupo de Artilharia Antiaérea, localizado em Caxias do Sul, durante o período de 9 a 16 de dezembro, no horário das 08h às 17h, excluindo os dias de sábado e domingo. Para aqueles que optarem pela apresentação não presencial, será possível realizar o procedimento por meio do endereço eletrônico http://www.exarnet.eb.mil.br no intervalo de 10 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024.

Os convocados abrangem diversas categorias:

• Oficiais e praças de carreira transferidos para reserva remunerada;
• Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;
• Oficiais e praças temporárias licenciados;
• Aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerados concluintes de cursos realizados em órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);
• Portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), classificados em “Situação Especial”;
• Praças reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciadas.

A quinta e última apresentação deverá ser realizada obrigatoriamente de forma presencial. A opção de apresentação presencial deverá considerar, preferencialmente, os locais indicados nas Cartas de Chamada. Aqueles que não receberam a Carta de Chamada ou que não possam comparecer ao local indicado nela, assim como os provenientes de outras Regiões Militares, têm a opção de se apresentarem em qualquer Unidade Militar do Exército ou nas Juntas de Serviço Militar dos municípios.

No momento da última apresentação, os reservistas que optaram pela internet deverão comparecer a qualquer Unidade do Exército Brasileiro com todos os recibos gerados pelo programa "exarnet" para atualizar completamente seu Certificado ou Certidão.

Também poderão comparecer aos reservistas licenciados anteriormente ao período acima mencionado e que cumprem o débito com as suas obrigações militares.

A apresentação presencial também poderá ser feita na Junta militar de Farroupilha de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Informações e dúvidas podem ser obtidas através dos telefones (54) 2131-5324 ou (54) 99657-2689. A Seção Mobilizadora/Seção de Comunicação Social do 32 GAAAe está disponível pelo telefone (54) 3022-4187, com o IQ Tenente Triches.

Data de publicação: 27/11/2023

Créditos: Schaiane Sacramento

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!