Projeto vem para auxiliar tutores de animais de baixa renda com medicamentos gratuitos

A Prefeitura de Farroupilha, através do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, anuncia de caráter oficial a abertura da Farmácia Pet Joana Rössler Roncatto (Joaninha), que teve sua inauguração nesta sexta-feira, 02 de junho.

O programa tem por objetivo favorecer os tutores de animais de baixa renda, por meio da organização e distribuição gratuita de remédios. A contribuição da comunidade nas doções de medicamentos é fundamental para que os trabalhos da farmácia se desenvolvam a cada dia.

São considerados medicamentos de uso veterinário todos os preparos de fórmula química, farmacêutica, biológica ou mista, com propriedades definidas, destinados a prevenir, diagnosticar ou curar doenças dos animais ou que possam contribuir para manutenção da higiene animal.

Para Arlene Lazzari coordenadora da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, é um momento de muita alegria para a comunidade.

“Estamos felizes com mais essa conquista, pois estamos dando mais um passo importante para a dignidade dos animais. Além de contribuir para fomentarmos a posse responsável, demonstrando que o animal doente pode e deve ser tratado, garantindo aos animais e tutores o sentimento de que é possível darmos a todos, humanos e não humanos, o respeito de forma ampla”, ressaltou.

A Primeira-Dama do município, Ariane Feltrin, angariadora do projeto através do Gabinete da Primeira-Dama, também comemorou esse novo passo no cuidado com os animais.

“É a realização de um sonho de todas as pessoas que gostam muito dos animais, e principalmente é uma bandeira que sempre carregamos durante toda a campanha e no nosso dia a dia. Vimos a oportunidade de tornar lei, porque tornando lei fazemos com que tenha uma eficácia maior, beneficiando os animais e a comunidade em geral”, disse.

Ariane lembrou também que o nome da farmácia é uma forma de homenagear a farroupilhense Joana Rössler Roncatto, estudante de medicina veterinária que tinha grande amor pelos animais.

“Farroupilha saiu na frente, além de homenagear uma menina fantástica que vem de uma família que construiu a história de município. E a família dela com muita humildade e com muito respeito deu continuidade a esse amor que ela transbordava, então levar o nome dela em nossa farmácia é uma forma de continuar o legado dela”, disse.

Elas reforçam para que a comunidade participe e abrace junto a causa, que por meio de sua força e solidariedade o projeto se desenvolva ainda mais na cidade. Os medicamentos podem ser doados diretamente na Farmácia Pet Joana Rössler Roncatto que fica localizado junto à sede da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, na Rua Ângelo Bartele, 91, no bairro Vicentina.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 99958-0954.

Data de publicação: 03/06/2023

Créditos: Schaiane Sacramento