Nova plataforma passa a funcionar nesta quinta-feira

A Prefeitura de Farroupilha, através da secretaria de Finanças, informa que a partir desta quinta-feira, 01 de junho, passa a funcionar o novo sistema para a realização da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF), onde as instituições financeiras e demais instituições submetem as suas informações fiscais e contábeis, para registro e apuração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), conforme o padrão definido pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais – ABRASF.

Estão obrigadas à apresentação da DESIF todas as Instituições Financeiras, bancárias e não bancárias, estabelecidas no município, obrigadas pelo Banco Central do Brasil à utilização do Padrão Contábil das Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil – COSIF.

A geração da DESIF será feita por meio de soluções informatizadas disponibilizadas aos contribuintes para a importação dos dados e a sua validação. A apuração do imposto será realizada pelo próprio sistema, que gera o documento de arrecadação automaticamente.

O ambiente do novo sistema DESIF poderá ser acessado a partir de 01/06/2023, no endereço eletrônico https://desif.farroupilha.rs.gov.br/portal/home, utilizando login e senha ou o certificado digital.

Vale ressaltar que utilizando o Certificado digital da empresa matriz é possível a visualização dos dados das filiais, realizar as remessas dos arquivos, informar os serviços tomados e respectivos contratos, bem como a geração das respectivas guias ao imposto próprio e retido

Data de publicação: 31/05/2023

Créditos: Cristiano Lemos

Créditos das Fotos: Arte/Jonatas Cristofoli

Compartilhe!