O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio vai passar por duas intervenções em sua área externa nos próximos meses. A base do campanário de pedra receberá o Centro de Atendimento ao Turista e o Mirante das Graças será reformulado.

Os dois projetos foram elaborados pelos arquitetos Dangle Julio Mariani e Bernadete Corso Gazzi, do escritório Casa & Cozinha, de Caxias do Sul e doados à Prefeitura de Farroupilha. A Prefeitura então realizou os projetos completares de infraestrutura e parte documental.

Na base do campanário da igreja antiga será construído o primeiro Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Farroupilha. O piso e as paredes de pedras serão preservados e será instalado um piso elevado de vidro temperado e laminado. A escada que dá acesso ao topo do campanário vai ser trocada por uma escada retrátil (utilizada em caso de manutenção do sino), além da iluminação, sistema de ventilação, mobiliário e porta nova.

O Mirante das Graças vai ser todo reformulado com troca de piso, rampa de acessibilidade, paisagismo, bancos, iluminação, instalação de uma placa com a Oração de Nossa Senhora de Caravaggio, os gradios já existentes serão reformados com detalhes sacros, além da instalação de novos gradios. E os banheiros masculinos femininos serão reformados e um banheiro com acessibilidade será construído.

A obra está licitada no valor de R$ 207.940,78, com recurso do Ministério do Turismo, contemplado através do Deputado Federal Mauro Pereira (PMDB). A empresa vencedora será conhecida no dia 22 de maio e, de acordo com o edital, terá o prazo de quatro meses para a conclusão da obra.

Texto: Claudia Chiele

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social