Exposições, comemorações alusivas aos 140 anos da Imigração Italiana no RS e fórum fazem parte da Agenda Cultural de maio, em Farroupilha. A programação inclui a Exposição “Vivências da Serra – Uma Visão Etnográfica”, na Casa de Cultura. Os interessados podem apreciar as fotografias até dia 30, de segunda à sexta das 8h30 às 18h. As imagens retratam os costumes, crenças, tradições, vivência de uma sociedade, que são transmitidas de geração em geração.

Fotos: Edmilson Arruda/ Assessoria de Comunicação

Também segue até o final do mês a exposição “Mãe, o Início da Vida”, trabalho da fotógrafa Cassiane Aguiar Debastiani, no Museu Casa de Pedra. No mesmo local, os visitantes encontram a exposição “Os 140 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. O horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábado, das 13h às 17h. No museu Casal Moschetti acontece a apresentação do projeto de acessibilidade para deficientes visuais, no dia 21 de maio, a partir das 17h. As ações fazem parte também da 13ª Semana Nacional de Museus, que neste ano tem como tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

Na Agenda estão inclusas ainda as comemorações em Nova Milano – 4º distrito de Farroupilha, localidade escolhida pelo Cônsul Geral da Itália no Estado, Nicola Occhipinti, para realização do Evento Oficial no Estado que comemorará o legado deixado pelos imigrantes italianos. Será em 20 de maio, Dia da Etnia Italiana, instituído pela Lei Nº 11.595.

A programação inclui missa solene celebrada em italiano pelo Bispo Diocesano Don Alessandro Ruffinoni, concelebrada pelo Padre Fábio Piazza, com participação do Coro Tramontina, às 10h; Cerimônia Cívica com os hinos brasileiro e italiano e homenagem às primeiras famílias dos imigrantes Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico que chegaram em solo brasileiro em 1875, às 11h; e almoço festivo no salão da comunidade, às 12h30.

No dia 22 acontece o Fórum Inter-Regional da Cultura de Farroupilha, no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 9. A entrada é franca. Informações podem ser obtidas pelo telefone 54.3261.6964.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social