Foto: Icaro de Campos    O Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, participou nesta quarta-feira, 29, da reunião com os representantes dos municípios que fazem parte da Aglomeração Urbana do Nordeste do RS (AUNe).

Foto: Icaro de Campos

O Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, participou nesta quarta-feira, 29, da reunião com os representantes dos municípios que fazem parte da Aglomeração Urbana do Nordeste do RS (AUNe).  O encontro, no Salão da Reitoria da UCS no Campus 8, contou com a presença do presidente da entidade e Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, o seu vice Antonio Feldmann, dos prefeitos Lídio Scortegagna (Flores da Cunha) e Diogo Segabinazzi Siqueira (Santa Tereza), do Vice-Prefeito e Secretário da Fazenda de Garibaldi, Antonio Fachinelli, do presidente da Câmara de Vereadores de Pinto Bandeira, Adair Rizzardo, do ex-reitor Isidoro Zorzi e de técnicos da UCS.

Foto: Neimar de Cesero

Na pauta da reunião, a criação de uma Secretaria Executiva para elaborar a estrutura de governança da entidade e fazer o Plano de Desenvolvimento Urbano integrado. O objetivo é implementar a Lei 13.089, do Estatuto das Metrópoles e Aglomerações Urbanas. “Com a Secretaria Executiva estaremos preparados para receber o projeto da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, que vai trazer muitos benefícios a todos os municípios”, salientou o Prefeito de Caxias.

A Aglomeração Urbana do Nordeste do RS (AUNe) seria extinta no fim de 2014 com a criação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Como a Lei Complementar 14.293 da Assembleia Legislativa do RS, que criou a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, ainda não foi regulamentada, também não revogou a Lei Complementar 10.350, que criou a Aglomeração Urbana do Nordeste do RS (AUNe).

A AUNe abrange 10 municípios: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, São Marcos e Santa Tereza. A Região Metropolitana da Serra Gaúcha é formada por esses 10 municípios mais Antônio Prado, Ipê e Pinto Bandeira.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social