Fotos: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação Os investimentos em saúde no município já somam R$ 5 milhões e ultrapassam 4.100m² em construção.

Fotos: Renata Parisotto/Assessoria de Comunicação

Os investimentos em saúde no município já somam R$ 5 milhões e ultrapassam 4.100m² em construção. Em breve, os farroupilhenses receberão uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no bairro São Luiz, com capacidade de atender 150 pacientes em situação de urgência ou emergência e 6 novas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros 1º de Maio, América, Medianeira, Cinquentenário, Vila Esperança e Burati.

Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Glória Menegotto, que realizou visita às obras na última semana, 60% da UPA já está concluída, sendo que a entrega da Unidade à comunidade está prevista para o final de junho. O investimento é de R$ 1.944.543,33, entre recursos federais e municipais.

Serão entre cinco e oito leitos, além de salas administrativas, de observação, de urgência, de exames, banheiros, vestiários, posto de enfermagem, laboratórios, entre outros departamentos, divididos em 1.602.00 m².

Como funciona a UPA 24h?

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) tem como objetivo diminuir as filas no pronto-socorro do hospital. Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs são inovadoras pois oferecem estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.  (Fonte: Ministério da Saúde)

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social