Segue até esta sexta-feira, 27, o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) contra a dengue em Farroupilha. O método vai gerar informações que possibilitam calcular o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e aumentar a eficácia no combate à doenç...

Segue até esta sexta-feira, 27, o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) contra a dengue em Farroupilha. O método vai gerar informações que possibilitam calcular o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e aumentar a eficácia no combate à doença.

No início da semana, os agentes de saúde localizaram um foco do mosquito Aedes aegypti, com nove larvas e uma pupa, na Rua Italo Zanella, Bairro Vicentina. Ainda em fevereiro foi encontrado outro foco com cinco pupas na Rua Alexandre Bartelle, Bairro São José.

A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância reforça que é preciso redobrar os cuidados a fim de evitar que o mosquito encontre ambiente propícios para reprodução. É necessário eliminar todos os recipientes que possam acumular água, manter as caixas d’água tampadas, limpar calhas das casas, guardar pneus em lugar seco e coberto, manter as piscinas tratadas, não colocar lixo em terrenos baldios, áreas verdes e beira das ruas, acondicionar bem o lixo mantendo o recipiente tampado, escovar os ralos e bebedouros de animais semanalmente. Nos cemitérios, os vasos ornamentais não devem conservar água. Por isso, é preciso furá-los e colocar areia até a borda ou retirá-los.

Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver até 450 dias nas paredes secas de recipientes. Já o mosquito vive em media 35 dias e coloca até 400 ovos em superfície de recipientes com água parada. A doença causada é considerada grave e pode levar ao óbito. Não existe vacina e nem tratamento específico apenas métodos de precaução.

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 25/03/2015

Compartilhe!