A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com integrantes do hospital São Carlos, representantes de municípios da região e 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, estiveram reunidos em Porto Alegre na semana passada no Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria de Saúde do RS. O assunto foi a alta complexidade do Hospital São Carlos e cobranças de valores não repassados ao Município.

Na ocasião foi solicitada com o Diretor do DAHA Alexandre Machado de Britto a liberação de R$ 200 mil mensais referente ao Porta de Entrada, uma portaria ao qual Farroupilha tem direito e que foi assinada ainda em novembro de 2013. Para receber esse recurso, alguns quesitos devem ser atendidos e o Hospital Beneficente São Carlos preenche todos, mas até o presente momento, por motivos desconhecidos, não foi habilitado.

Além disso, o valor de R$ 700 mil mensais acordado em maio do ano passado não foi repassado. Ou seja, o município deixa de receber cerca de R$ 900 mil reais mensais que seriam investidos em saúde. Atualmente, o Estado repassa ao Município apenas R$ 62 mil reais por mês para a realização de 14 cirurgias de alta complexidade.

Diante dessa situação, uma outra reunião foi realizada no Hospital São Carlos com representantes dos 34 municípios atendidos. Ficou acordado a realização de 200 consultas ortopédicas mensais a partir do cumprimento do repasse do Estado. E esses municípios vão auxiliar na busca de recursos para atender a demanda.

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social