A Escola Pública de Música realizou no mês de dezembro o processo seletivo para os três cursos oferecidos: Musicalização Adulto, Musicalização Infantil e MPB/Jazz. A lista dos aprovados será divulgada na próxima segunda-feira, 23, no mural da Escola Pública de Música, junto a Casa de Cultura, e ainda no site e facebook da Prefeitura de Farroupilha.

O prazo para matrículas de novos alunos e também de rematrículas será de 24 a 28 de fevereiro, no horário das 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia, e no sábado das 9h ao meio-dia. É preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de endereço, 2 fotos 3×4, e os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. As aulas iniciam no dia 09 de março.

Projeto

A Escola Pública de Música é uma escola totalmente gratuita especializada no ensino/aprendizagem de música para crianças, jovens e adultos. Para isso, disponibiliza a seus alunos aulas teóricas e práticas, em espaços especialmente destinados a este fi­m, com fornecimento de instrumentos musicais para aqueles que não possuem um próprio.

Tem como principais objetivos formar e/ou aperfeiçoar, do nível básico até a profissionalização, crianças, jovens e adultos na área da música erudita e popular, conforme faixas etárias, nível de conhecimento musical e interesses de aprendizagem. Além disso, procura disseminar a música como instrumento de inclusão social e lazer.

História

A trajetória da Escola Pública de Música de Farroupilha teve início em julho de 2013. A ideia surgiu a partir do aproveitamento do projeto particular idealizado e aprovado junto ao Ministério de Cultura (Minc), mas que acabou não sendo concluído. O mesmo terminou então por ser acolhido pela Prefeitura Municipal de Farroupilha devido as crescentes reivindicações da comunidade.

Para cumprir o objetivo foi alugada uma casa de grande valor cultural para o município, pois a mesma foi residência de um famoso pároco local (Monsenhor Thiago Bombardelli) e de um dos mais prestigiados prefeitos (Avelino Maggioni), além de apresentar uma arquitetura peculiar (estilo Art Déco), para instalar a Casa de Cultura. Neste mesmo local, foi alocada a Escola Pública de Música de Farroupilha.

A casa recebeu melhorias físicas para se adequar a nova situação. Além disso, foram contratados professores e funcionários para garantir a prestação dos serviços.  Foi estruturada uma proposta pedagógica musical original, com ênfase no estudo do instrumento e na prática de música. Em 2014 a Escola foi agraciada com o prêmio FAMURS – CODIC, nas categorias Música e Especial (Melhor do Estado).

Texto:   Claudia Chiele

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social